Como manter a sua privacidade na Internet

Manter a privacidade na Internet é algo bastante difícil hoje em dia. Mas temos umas dicas que o podem ajudar.

Como manter a sua privacidade na Internet
Proteja-se de quem não o conhece

Sabe como manter a sua privacidade na Internet? De certeza que já perdeu a conta às vezes que forneceu o seu nome, email, morada e muitas outras coisas. E nas redes sociais? Quantas vezes é que revela o local onde se encontra e aquilo que está a fazer? Alguma vez pensou nos perigos que isso acarreta?


5 dicas para proteger a sua privacidade na Internet


1. Não revele mais do que o necessário

Imagine que está a passear na rua e é abordado(a) por um desconhecido que lhe pergunta onde mora, que idade tem, qual o seu número de telemóvel… O que fazia? Quando partilha alguma informação online, lembre-se que ela fica disponível para o mundo inteiro. Sim, até mesmo quando limita a privacidade nas redes sociais…


2. Cuidado com os emails

Alguma vez ouviu falar em phishing? Parecido com o inglês Fishing que significa pescar, o objetivo do phishing é mesmo esse: “pescar” as informações. Pode acontecer de diversas maneiras como mensagens pelas redes sociais, SMS… e até mesmo por email. Por exemplo, o utilizador pode receber um email “disfarçado” do banco no qual possui uma conta e onde é convidado a carregar num endereço e a fornecer vários dados intransmissíveis. A maneira mais fácil de identificar se está a ser alvo de phishing é revendo o endereço do site ao qual acedeu. Pode ser muito parecido... mantenha-se atento!


3. Utilize modos de navegação anónima

Da lista de browsers mais usados, o Firefox e o Chrome permitem que o utilizador navegue anonimamente de maneira a manter a sua privacidade na Internet. Não o protege a 100% mas já o ajuda a passar despercebido.


4. Tails

Alguma vez ouviu falar no Tails? O lema do Tails é “Privacidade para todos, em todos os lugares”. É fácil de usar, bastante seguro e leve. E vai, de certeza absoluta, ajudá-lo a manter a sua privacidade na Internet. É um pequeno sistema operativo que pode guardar numa pen e ao qual pode aceder sempre que quiser “passar despercebido”. Pode ficar a saber um pouco mais sobre o Tails aqui.


5. Atualize o seu antivírus e todo o software

Quando os programas são lançados no mercado, contém falhas de segurança que podem comprometer a sua segurança e privacidade. Mantenha-os sempre atualizados pois os fabricantes costumam lançar atualizações que corrigem essas mesmas falhas. O mesmo se aplica ao seu antivírus. Mantenha-o sempre a par dos últimos vírus! E tenha sempre a Firewall ligada, não vá o diabo tecê-las…


Veja também: