Programa de Inglês do Ensino Secundário

Quando deixa de ser obrigatório, não deixa de ser importante. Na preparação para a universidade, conheça o programa de inglês do Ensino Secundário.

Programa de Inglês do Ensino Secundário
O inglês no Ensino Secundário

Quase a chegar à fase adulta e a preparar-se para a entrada na universidade, os alunos portugueses podem escolher continuar com o inglês enquanto língua estrangeira obrigatória ou apostar no francês ou no alemão – mas há muitas razões para não deixar o inglês de lado quando concluir o 3.º Ciclo, e uma delas é ganhar maturidade no idioma. Conheça o programa de inglês do ensino secundário.

Se vai manter o inglês no currículo escolar, tome nota dos objetivos: expandir o leque de conhecimentos, aumentar o vocabulário, ganhar segurança nos diálogos e, finalmente, dominar o idioma mais globalizado do mundo.

Por ser a fluência uma característica fundamental ao futuro, e ser cada vez mais necessário ter conhecimentos sólidos na língua inglesa, listamos para si os conteúdos do programa de inglês para o Ensino Secundário. Tome nota dos desafios propostos nas salas de aulas de todo o país.

Porquê dominar o inglês?

A entrada no Ensino Secundário marca a preparação para a fase adulta, altura em que os compromissos aumentam em número e em grau de importância. Por isso mesmo, este é um momento delicado para os adolescentes que, no meio de tantas escolhas, devem manter o foco nos estudos – e garantir a vaga na universidade.

Nesta fase, compreender contextos simples e diálogos curtos em inglês já não parece ser suficiente. O mercado de trabalho está cada vez mais próximo da realidade destes jovens – e dominar o idioma mais global do mundo não é apenas uma questão de sobressair na carreira. O inglês passou de “plus” a fator eliminatório.

Que tal um intercâmbio durante o Secundário?

Compreender expressões básicas do dia-a-dia já não chega para ingressar no mercado de trabalho – e pouco serve de ajuda quando vamos fazer uma viagem para fora de fronteiras. Se já ganhou bases sólidas de inglês durante o 2.º e o 3.º Ciclos, está na altura de ganhar fluência. Que tal manter o inglês curricular no ensino secundário e aproveitar esta fase para investir tempo num intercâmbio? Esta é uma excelente altura para fazer as malas e partir em busca de novas aventuras – com o pretexto valioso de estudar inglês.

O British Council, através do programa Education Uk, tem um protocolo com inúmeros colégios e escolas no Reino Unido, e esta parece ser a oportunidade ideal para melhorar o idioma – enquanto descobre mais sobre o mundo. O estudante pode escolher entre estudar em Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia ou País de Gales e conta com o apoio e estrutura do British Council durante todo o processo. Para saber mais sobre esta opção de estudo do inglês durante o ensino secundário, pode visitar a página do programa e ficar a par de todas as novidades.

Programa de inglês do Ensino Secundário

O aluno que inicia o Ensino Secundário e opta pelo inglês – ao nível de continuação – tem um conjunto de competências a desenvolver ao longo do ciclo trienal que compreende os anos 10.º, 11.º e 12.º. São elas:

Competências de interpretação

  • Ouvir
  • Compreender o discurso fluido
  • Ser capaz de argumentar sobre os tópicos apresentados pelo professor
  • Acompanhar programas de atualidade e noticiários
  • Ler com habilidade
  • Compreender os mais diversos tipos de conteúdos em texto, extensos, literários e não literários
  • Compreender texto extenso, literário e não literário

Competências de produção

  • Falar
  • Interagir através da língua inglesa
  • Participar ativamente em discussões
  • Demonstrar capacidade de se relacionar informações de forma coerente
  • Escrever com eficiência e lógica

Competências de carácter Sociocultural

  • Demonstrar abertura diante de novas ideias e experiências
  • Manifestar interesse em aprender sobre diferentes culturas
  • Relacionar a própria cultura com outras culturas diferentes
  • Relativizar as diferenças
  • Questionar estereótipos

Para saber mais sobre o programa e as Metas Curriculares, consulte os documentos oficiais da Direção-Geral da Educação.

Preparado para aprender inglês e conquistar o sucesso?

Veja também:

Os mais vistos