Quando fazer a inspeção periódica do veículo

Saiba quando deve fazer a inspeção periódica do veículo para que não tenha de estar sempre preocupado

Quando fazer a inspeção periódica do veículo
Não deixe de garantir a sua segurança

Poupe em média mais de 250€ por ano com o seu Seguro AutomóvelDepois de comprar o seu carro e de dar umas voltinhas pela cidade durante uns tempos, há que ter atenção à inspeção periódica do veículo. Estas inspeções são feitas de modo a garantir que o seu carro está em condições de circular na estrada . Ninguém quer andar por aí de rodas quadradas.

Afinal, com o tempo as condições vão-se deteriorando. A inspeção periódica do veículo serve também para aprovar transformações feitas, o que leva a ainda maior segurança na estrada, e ao desaparecimento de carros que parecem monstros.
 

Quando deve levar o seu veículo à inspeção?

Deve realizar a inspeção periódica do veículo com a data limite do dia e do mês correspondentes à matrícula do veículo, dentro da periodicidade determinada no Decreto-Lei n.º 144/2012 de 11 de julho.

Entre outros tipos de veículos, esta periodicidade para automóveis ligeiros de passageiros é de quatro anos após a data da primeira matrícula, de seguida de dois em dois anos até chegar aos oito. Depois, a inspeção periódica do veículo é feita anualmente. 

Automóveis pesados devem ir à inspeção anualmente até fazerem oito anos, sendo a partir daí obrigatório ir semestralmente.

Existe um simulador no website do IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres) que o ajuda a saber qual a data da sua inspeção. As inspeções podem ser realizadas três meses antes da data prevista, logo não há desculpa para condutores que não a façam. 

Uma inspeção dura normalmente entre 20 a 30 minutos para veículos ligeiros, e entre 30 a 40 minutos para veículos pesados.  Depois da inspeção terá uma ficha de inspeção para comprovar que a fez. Se perder a ficha, ou se o seu cão a comer, poderá ainda pedir uma segunda via da mesma ao centro de inspeção.



E se não for à inspeção a tempo?

Se não puder levar o seu carro à inspeção não se preocupe, pois qualquer pessoa o pode fazer desde que possua os documentos necessários. É importante, no entanto, a presença do condutor durante a inspeção para este colaborar na mesma.

Caso não compareça, o centro de inspeções não pode aplicar-lhe nenhuma coima, mas irá informar o IMTT da situação, mesmo que leve o carro à inspeção depois da data prevista.

O pior que pode acontecer é não levar lá o carro de todo, sendo que assim estará sujeito a uma coima quando for apanhado, já para não dizer que possivelmente estará a colocar em perigo a vida de muitas pessoas.

Lembre-se que se realizar uma inspeção facultativa por conta própria, esta não influencia a data da inspeção periódica obrigatória.
 

Proteja o seu carro e o seu bolso com um Seguro Automóvel personalizado


Veja também: