Quando trocar os pneus do carro?

A sua segurança é um fator muito importante no mundo automóvel e o ponto de contacto com a estrada é crucial. Saiba quando deve trocar os pneus do carro.

Quando trocar os pneus do carro?
Conheça o número mágico que é medido em milímetros.

Há muitos componentes feitos de borracha no nosso carro, cada um tem a sua função e todos, ou quase todos, são muito importantes. Vamos falar de um conjunto de peças de borracha que tem a forma de uma das invenções mais importantes da história mundial: a roda.
Falamos dos pneus, que são o ponto de contacto com a estrada e decisivos para a nossa segurança. Para aproveitar a sua viagem ao máximo a aderência - lembre-se de não confundir com adesão - é um fator decisivo, assim é necessário trocar os pneus do carro para não correr riscos desnecessários.
 

Prevenção é palavra de ordem

Imagine o que seria da sua pele se esta rolasse pelo piso das estradas portuguesas, sejam de alcatrão, paralelo, terra, as opções são inúmeras.
Depois de este cenário de um filme de terror, é bom saber que a borracha dos pneus tem características mais duradouras, contudo é necessário trocá-los, visto que há sempre desgaste, que diminui as qualidade da borracha e há limites legais do piso dos pneus. Lembre-se de todos os meses verificar o estado dos pneus do seu carro já que prevenção é palavra de ordem.

 

Como saber se é altura de trocar os pneus do carro?

Não há uma data específica, nem uma validade definida para os pneus do seu carro, no entanto a durabilidade da borracha que rodeia as jantes é maioritariamente definida pelo tipo de utilização que faz do seu automóvel.

Para trocar os pneus do carro de forma mais esporádica tenha uma condução suave, evite os arranques bruscos e utilizar o travão de mão para estacionar com nota artística.

É então importante saber quando é necessário trocar os pneus do carro. Saiba que há regras e que pode receber um autógrafo de um agente da autoridade caso quebre os limites legais. Troque os pneus do carro quando se deparar com alguma destas situações:
  • Lembre-se desta medida: 1,6mm. É este o tamanho mínimo do piso dos pneus, isto é, a distância entre o limite da borracha do pneu e o interior dos rasgos ao longo do piso. Contudo, quando tiver apenas 2mm é aconselhável que faça a troca dos pneus.
  • Borracha descolada ou com pregas. A borracha deve estar sempre em boas condições. Esteja atento a problemas com ela, muitas vezes originado pelo passar dos anos e as condições meteorológicas. Se faz poucos quilómetros e tem pouco desgaste deve trocar os pneus do carro quando a borracha apresentar problemas. Depois de 5 anos de utilização esteja mais atento, apesar de não haver uma validade para os pneus.
 

Dicas úteis

Lembre-se também de verificar o estado dos pneus depois de passar num buraco profundo ou embater num objeto sólido como a berma pois pode danificar o pneu interiormente. Para isso visite o seu mecânico ou a oficina onde troca os pneus regularmente.

 
Com a segurança não se brinca. Encontre agora o melhor seguro automóvel!

Veja também: