Raspberry Pi – tudo o que precisa de saber

O que é o Raspberry Pi? Para que serve? Vale a pena comprar um? É muito caro? Conheça as respostas a estas perguntas.

Raspberry Pi – tudo o que precisa de saber
Um pequeno computador que pode mudar o mundo!

Porque é que o Raspberry Pi não anda nas bocas do mundo? Também não sabemos. A única coisa que sabemos é que este pequeno computador pode revolucionar a forma como o mundo olha para a programação e para a computação. O pequeno Raspberry Pi é minúsculo para um computador. Tem o tamanho de um cartão de crédito e está cheio de grandes possibilidades. Basta saber o que fazer com um.
 

O que é?

De forma muito simples, podemos dizer que o Raspberry Pi é um pequeno computador do tamanho de um cartão de crédito criado pela Raspberry Pi Foundation. Não traz cabos, monitores, rato ou teclado. Isso terá de adquirir à parte. Este pequeno dispositivo pode guardar-se na mesinha de cabeceira e serve para imensos propósitos. Sim, também serve para navegar na internet, ouvir música, escrever documentos de Word e afins. 

Contudo, o facto de ser tão pequeno também permite que o Raspberry Pi tenha imenso uso para todas as tarefas possíveis e imagináveis no mundo exterior como máquinas de música ou estações meteorológicas.

Mas o grande objetivo da fundação que criou este micro-computador é que todas as pessoas tenham acesso ao mesmo (é barato) e que pessoas de todas as idades possam aprender a programar em linguagens como Python.

 

Como funciona?

Em primeiro lugar precisa de ligar este pequeno computador à corrente. Como? Através de um pequeno cabo usb, tal como se fosse o seu smartphone. Depois, é necessário conectar o Raspberry Pi a uma televisão ou um monitor para ter acesso ao que está a fazer. Depois, ligar um teclado e um rato às portas disponibilizadas para tal. A partir daí, faça o download de um dos sistemas operativos disponibilizados no site oficial do Raspberry Pi, coloque-o num cartão SD e transfira-o para o Raspberry Pi.

 

Que modelos existem?

Uma vez que o Raspberry Pi existe desde 2012 é natural que exista mais do que um modelo do computador. Atualmente existem dois modelos. O modelo A e o modelo B. As diferenças não são muitas! O modelo B, o mais recente, possui uma porta Ethernet (para poder ligar-se à internet) e duas portas USB. O modelo A oferece apenas uma porta USB. Neste momento, também existe o Raspberry Pi 2 que traz melhorias na RAM e no processador.

 

Para que serve?

Para tudo o que possa imaginar. Tendo em conta a portabilidade do Raspberry Pi é possível usá-lo e programa-lo para fazer imensas coisas. Como já dissemos antes, há quem o use para as coisas mais banais que se possam fazer num computador. Mas também há quem use o Raspberry Pi para criar estações meteorológicas, criar jogos, para desenvolver robôs…
Neste vídeo pode ver um teclado feito com latas de cerveja!



 

Quanto custa e onde comprar?

Os preços são variados mas deverão ascender até aos 50€, sem periféricos. Pode comprar através dos distribuidores oficiais Element14, Allied Electronics ou RS. Contudo, se se limitar às lojas nacionais pode optar pela Inmotion ou pela PTRobotics.


Veja também: