10 razões para ir a Paris este ano

Está indeciso sobre a próxima cidade europeia a visitar? Paris pode ser uma ótima escolha para este ano. Saiba porquê neste artigo sobre a capital gaulesa.

10 razões para ir a Paris este ano
Não faltam bons motivos para rumar a Paris

Na verdade, há sempre bons motivos para visitar a capital de França: a vida artística e boémia, a moda, a comida, as praças e pontes românticas… Mas, e se lhe dissermos que para além de todas estas atrações intemporais, descobrimos ótimas razões para ir a Paris este ano?

Da arte à gastronomia, passando pela música e pela moda, não faltam eventos para tornar a sua escapadinha à cidade do amor ainda mais gratificante. Veja quais os seus favoritos e comece já a organizar a viagem.

10 ótimas desculpas para visitar Paris este ano

40º Aniversário do Centro Pompidou

centre pompidou parisFonte da imagem: ArchDaily

Quarenta anos depois, este centro cultural continua a fervilhar e a apostar em divulgar a arte de uma forma eclética e inovadora. A festa terá lugar não só no seu edifício principal, que merece por si só uma visita, mas também em diversos museus e locais de Paris e em mais 39 cidades em toda a França, onde não vão faltar exposições de grande importância e atividades alusivas à data, ao longo de todo o ano.

Exposição de Vermeer e seus contemporâneos

“Vermeer and the Masters of Genre Painting” é uma das grandes exposições do Museu do Louvre de 2017. Aqui, não só se exibem obras de Joahnnes Vermeer – um pintor do sécul XVII que é talvez o segundo maior pintor holandês a seguir a Van Gogh – como de outros pintores seus contemporâneos, com quem parece ter havido uma certa rivalidade e ao mesmo tempo uma influência mútua, como por exemplo Pieter de Hooch e Gerrit Dou. “A leiteira” e “A rapariga do brinco de pérola”, são os quadros mais conhecidos de Vermeer, que se dedicou a retratar cenas da vida quotidiana. A exposição está patente até 22 de maio.

25º Aniversário da Disneyland Paris

disneyland parisFonte da imagem: Pixabay

Ainda não levou as suas crianças à Disneyland Paris? Então este é o ano certo: o famoso parque de diversões está a comemorar os seus 25 anos e preparou uma programação especial, que irá encantar grandes e pequenos. Mas antes de começar a fazer as malas, veja o artigo que escrevemos com dez dicas essenciais para umas excelentes férias na Disney em família.

Noite dos Museus

Uma das imagens de marca de Paris são os seus célebres e ricos museus. O Louvre, o D’Orsay, o Rodin, o Gran Palais, assim como o já referido Centre Pompidou, são apenas alguns dos cerca de 130 museus existentes na cidade.

Não é de estranhar que a iniciativa “Noite dos Museus”, que acontece um pouco por toda a Europa, ganhe na capital francesa uma grandeza singular. Para além da entrada gratuita nos museus que aderirem à iniciativa, conte com visitas dramatizadas, concertos, projeções multimédia e muito mais. Acontece na noite do dia 20 de maio.

Lollapalooza Paris

lollapalooza festival parisFonte da imagem: lollaparis.com

Esta é outra das grandes razões para ir a Paris este ano: pela primeira vez, Paris recebe o renomado Festival de Música Lollapalooza. Terá lugar no Hippodrome de Longchamps, nos dias 22 e 23 de julho, e promete oferecer muito mais do que concertos, estando previstas diversas atividades paralelas. Red Hot Chilli Peppers e Lana del Rey fazem parte do alinhamento do festival.

Les Heures Heureuses

Numa cidade onde a comida é uma instituição, os eventos gastronómicos multiplicam-se. Destacamos o Les Heures Heureuses (em português, “horas felizes”), que se realiza durante três dias e pretende combinar passeios culturais pelos bairros de Paris com degustações variadas. Mais de 280 restaurantes juntam-se à festa, oferecendo petiscos por apenas dois euros cada. Fique atento, pois ainda não lançaram as datas deste ano, ainda que se presuma que venha a acontecer novamente em julho.

Exposição Christian Dior

christian diorFonte da imagem: biography.com

Christian Dior é um dos nomes maiores da alta costura francesa, cujas criações continuam a ser veneradas em todo o mundo e cuja marca continua a ditar tendências, mesmo sessenta anos após a sua morte. De seis de junho de 2017 a sete de janeiro de 2018, no Musée des Arts Décoratif, fique a conhecer mais sobre a vida e a obra deste talentoso criador.

Ópera Aida com Plácido Domingo

O cantor lírico espanhol dispensa apresentações, e a ópera musicada por Verdi também. No dia 23 de setembro, no Stade de France, será apresentada esta obra, com a direção de orquestra a cargo do tenor, que é atualmente maestro e diretor-geral da Ópera de los Angeles. Um espetáculo monumental, com mais de 800 atores e cantores em palco, inserido numa tour que assinala os 50 anos de carreira de Plácido Domingo.

Salon du Chocolat

salon du chocolat parisFonte da imagem: Pixabay

E fechamos esta lista de razões para ir a Paris este ano, com uma sugestão bem gulosa: de 28 de outubro a 1 de novembro, Paris será a capital do chocolate. Falamos do Salon du Chocolat, onde se irão reunir mais de 500 mestres chocolateiros, chefs de pastelaria, fornecedores, artistas e especialistas. É já a 23ª edição deste grande evento mundial e promete surpreender os visitantes com degustações, workshops, palestras e muito mais.

Precisa de mais razões para ir a Paris este ano? O alojamento ao melhor preço é uma delas. Ver hotéis em Paris >>

Veja também: