AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Realização profissional e pessoal: como chegar lá?

Saiba o que fazer para alcançar a realização profissional e pessoal.

Realização profissional e pessoal: como chegar lá?
Nem tem que sacrificar um em prol do outro. Pode ter os dois.

Realização profissional e pessoal em simultâneo é possível ou não?
 
Muitos a ambicionam, mas poucos acreditam que exista. Bem, temos uma novidade para si. Pode não ser fácil, mas sentir-se realizado tanto profissional como pessoalmente depende de si, essencialmente das escolhas que faz ao longo da sua vida e da sua atitude perante os seus objetivos. Como lá chegar? Isso é o que o vamos ajudar a perceber.
 

A realização profissional e pessoal em sete passos

Todos “cobiçam” alcançar a realização profissional e pessoal, mas nem todos acreditam que seja possível. E há ainda quem pense que para se sentir realizado profissionalmente tem que abdicar da realização pessoal ou vice-versa. Isto porque muitos acreditam que nem sempre as ambições profissionais estão de acordo com as pessoais (ou o contrário) e, por essa razão, decidem perseguir apenas uma delas. Mas aqui é que está o segredo. Se souber encontrar um balanço saudável entre as duas vertentes da sua vida pode (e vai certamente) alcançar a realização profissional e pessoal.
 
Veja como:
 

1. Estabeleça os seus objetivos

Ou seja, saber o que quer tanto a nível profissional como pessoal é a primeira (e a mais importante) decisão que deve tomar. Seja honesto consigo mesmo e defina as suas metas de forma clara e inequívoca. Sabendo o que quer fazer, tudo fica mais fácil.
 

2. Seja disciplinado

Planeie, organize e execute. Ou dito de outra forma, agora que já sabe qual o rumo que quer seguir (seja em termos profissionais ou pessoais) comece por definir quais os objetivos que quer – ou necessita – cumprir em primeiro lugar. Depois só tem que construir um plano de ação com todos os passos a seguir até atingir os seus objetivos. Esta lista deve ter em conta as suas prioridades (que já definiu antes).
 

3. Reorganize-se

Agora que sabe o que quer e o que necessita para lá chegar tem que reorganizar-se e começar a trabalhar para alcançar os seus objetivos. Sim, porque não basta querer muito, há que trabalhar para isso. Se quer sentir-se realizado tem que lutar por isso.
 

4. Organize as suas finanças

Se para alcançar os seus objetivos necessita investir financeiramente (seja numa mudança de país para trabalhar numa determinada área ou empresa, a criação de uma empresa própria ou um empreendimento pessoal como a aquisição de uma casa ou uma viagem) deve começar a pensar nas suas finanças e, sobretudo, em organizá-las.
 

5. Crie uma boa rede de contactos

Uma boa rede de contactos é importante para o seu desenvolvimento profissional, mas pode também influenciar positivamente a sua vida pessoal, já que os seus contactos podem ter acesso à oportunidade que tanto necessita.
 

6. Mantenha-se focado e positivo

Independentemente das dificuldades ou obstáculos que encontre pelo caminho não se deixe abater. Mantenha o foco nos seus objetivos e seja determinado e persistente. E depois, mantenha-se positivo. Lembre-se que o negativismo é inimigo do sucesso. Uma boa dose de otimismo é meio caminho andado para se tornar uma pessoa realizada profissional e pessoalmente.
 

7. Ajuste-se

A persistência é o segredo da realização profissional e pessoal. Mas lembre-se que, apesar do plano que tenha traçado, nem sempre as coisas correm como esperado. Por isso, esteja preparado para reajustar ou redefinir o seu plano e, quiçá, os seus objetivos.
 

E para si, é ou não possível?

Dificuldades todos vão sentir; obstáculos todos vão enfrentar. Mas encontrar o caminho certo para a realização profissional e pessoal depende de si. E não, uma não anula a outra. Até porque estando realizado numa das vertentes, terá maior facilidade em encontrar o caminho certo na outra.
 
E então, é ou não possível sentir-se realizado profissional e pessoalmente em simultâneo? Qual é a sua opinião agora?
 
Veja também: