Rebaixar carros é legal?

Saiba o que diz a lei sobre rebaixar carros e como o pode fazer, mesmo que por sua conta e risco.

Rebaixar carros é legal?
Se não quiser dores de cabeça não o faça.

Rebaixar o carro é proibido, para já. Mas as questões estéticas, por vezes, falam mais alto. Uns dizem que é permitido, outros dizem que não. Com tanta informação disponível em fóruns decidimos procurar informações no IMTT e nos centros de inspeções. A resposta destas duas entidades que estão diretamente ligadas aos transportes informaram que não se pode fazer alterações aos valores de altura do solo dos veículos, nem é possível, para já, homologar o rebaixamento.
 
Mas para conseguir estas respostas foi preciso esperar, e esperar. O som da rádio que toca no IMTT é o som dos telefones. Depois de muito tempo à espera lá conseguimos falar com um técnico do Instituto da Mobilidade dos Transportes para esclarecer a dúvida.
 

Afinal pode-se ou não rebaixar o carro?

A questão é respondida de forma peremptória. Não!
 
No entanto já há trabalhos no sentido de tornar possível a homologação, tendo em conta que tem havido contestação quando são aplicadas coimas a quem rebaixa o carro.
Falta apenas uma coisa. A regulamentação para que seja definido aquilo que se pode ou não se pode fazer. Até lá este processo está em stand-by.
 
Até que esses trâmites legais estejam definidos pode optar por encher o porta bagagens de sacos de areia, ou então fazer as viagens com toda a família no banco de trás.
 

Como rebaixar o carro?

Se achar que, ainda assim, quer rebaixar o carro é possível fazê-lo, mas esteja atento, porque fica por sua conta e risco.
 
Para isso basta comprar as molas específicas para substituir as originais e ter a sorte que o inspetor do Centro de Inspeções lhe facilite a vida ou então não repare, apesar de eles estarem atentos a este tipo de situações aquando da inspeção visual. Para isso fica a dica que circula em vários fóruns automóveis. Pinte as molas de preto.
 
Normalmente estas molas rebaixam o carro num intervalo que vai dos 30mm aos 60mm, contudo há algumas que podem ultrapassar estas medidas. Em certos casos é necessário trocar também os amortecedores de forma a usar uns mais adequados. Há também kits reguláveis que permitem uma personalização maior, contudo estes fazem mossa na carteira, deixando-a consideravelmente mais vazia.
 
Há ainda outras opções para rebaixar o seu carro, que deve evitar por razões de segurança. O corte das molas que equipam a sua viatura ou então prensá-las é totalmente desaconselhável pois piora o comportamento do carro, tornando-o mais instável e pondo a sua segurança e a dos outros em risco.
 
A LOGO está a dar 8 semanas de seguro automóvel grátis. Vai perder esta oferta?
 
Veja também: