As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas de pudim diferentes e baratas

Se procura receitas de pudim rápidas mas alternativas chegou ao sítio certo. Temos quatro sugestões que vão deixar todos a salivar.

4 receitas de pudim diferentes e baratas
Opções com fruta, chocolate e ovos

As receitas de pudim nunca falham e são uma das sobremesas preferidas das mesas portuguesas. Seja para um jantar de amigos, uma festa de crianças ou para refeições tradicionais como o jantar de Natal ou  o almoço de Páscoa, há sempre um pudim na mesa. Hoje, fugimos dos tradicionais e trazemos quatro receitas de pudim alternativas para dias de festa.
 

4 receitas de pudim simples mas deliciosos 


Pudim de chocolate

chocolate

Ingredientes
50 g manteiga
1 chávena de farinha
2 c. chá de fermento em pó
2 c. sopa de cacau
1/2 chávena de açúcar 
1/2 chávena de leite
1 pitada de essência de baunilha
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 c. de sopa de cacau puro
1,5 chávena de água a ferver
Açúcar em pó


Modo de preparação
Derreta a manteiga numa caçarola suficiente grande para misturar todos os ingredientes. Adicione gradualmente a farinha misturada com fermento e a primeira porção de cacau. Junte o açúcar, o leite e a essência de baunilha. Bata com a uma colher até obter uma massa homogénea. 

Deite a mistura num pirex de ir ao forno, previamente untado de manteiga, com capacidade para quatro chávenas. Misture o açúcar amarelo com a segunda medida de cacau. Polvilhe sobre a mistura no pirex. Verta lentamente a água a ferver sobre as costas de uma colher colocada sobre a superfície do preparado para pudim. Coza no forno pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 40 minutos. Polvilhe com açúcar em pó e sirva morno ou frio.
 

Pudim de maçã com mel e canela

maçã

Ingredientes
30 g manteiga
35 g açúcar
2 ovos
2 dl leite
Mel q.b.
25 g passas
2 maçãs
Canela q.b.
Manteiga q.b.
Casca de limão em juliana


Modo de preparação
Amoleça a manteiga e misture-a com o açúcar, os ovos, duas colheres de sopa de leite e uma colher de sopa de mel. Junte as passas, as maçãs descascadas e cortadas aos cubinhos e o restante leite. Aromatize com uma pitada de canela. Deite o preparado em seis formas lisas barradas com manteiga. Leve ao forno em banho-maria até o doce solidificar e alourar. Desenforme os pudins sobre os pratos de servir, regue-os com um fio de mel e decore com casca de limão cortada em juliana.
 

Pudim de frutos vermelhos

frutos

Ingredientes
6 chávenas de sortido de frutos vermelhos
1 chávena de açúcar
15 fatias de pão duro
Natas batidas para servir


Modo de preparação
Prepare os frutos. Misture os frutos e o açúcar e aqueça até quase levantar fervura. Deixe arrefecer. Tire a côdea às fatias de pão. Sobreponha as fatias de pão num recipiente não metálico com capacidade para seis chávenas. 

Deite à colherada 1/3 da mistura de frutos vermelhos no recipiente forrado com pão. Coloque outra camada de pão. Repita as camadas finalizando com uma camada de pão. Aplique à colher polpa de frutos vermelhos suficiente para humedecer o pão. Conserve no frigorífico pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro, se possível. Desenforme, corte às fatias e acompanhe com natas batidas.
 

Pudim de ovos com passas e canela

ovos

Ingredientes
7 ovos
5 gemas
350 g açúcar
75 g manteiga
75 g passas sem grainha
1 c. de café de canela em pó
Caramelo
Groselhas


Ingredientes
Sem bater, misture muito bem os ovos, as gemas e o açúcar peneirado. Junte a manteiga amolecida e as passas lavadas e muito bem enxutas. Polvilhe com a canela e misture. Deite o preparado numa forma de pudim barrada com caramelo. Tape a forma com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido. Coza em temperatura média. Passados 50 minutos, verifique se o pudim está cozido. Deixe arrefecer e desenforme. Decore com groselhas.

Todas as receitas de pudim foram retiradas da coleção “Receitas por 1, 2, 3 euros”.

Veja também: