As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas portuguesas para voltar às raízes

Receitas portuguesas simples e deliciosas para matar saudades da comida da mãe e dos longos almoços de família. 

4 receitas portuguesas para voltar às raízes
Sabores simples, sabores portugueses

As receitas portuguesas são as mais saborosas e a nossa culinária é a melhor do mundo mas… quantas das nossas receitas fazem parte da sua ementa semanal? Hoje trazemos quatro receitas portuguesas, das mais tradicionais e simples possíveis, para refeições rápidas mais carregadas de tradição.
 

4 receitas portuguesas para mais tradição à mesa 


Bolinhos de bacalhau deliciosos

bolinhos de bacalhau

Ingredientes

250 g bacalhau demolhado
200 g batatas
1/2 cebola
1 c. de sopa de salsa picada
1 cálice de vinho do Porto (pequeno)
3 a 4 ovos 
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Óleo para fritar 


Modo de preparação
Coza as batatas com a casca, descasque-as e reduza-as a puré. Coza o bacalhau, escorra-o, limpe-o de peles e de espinhas e esfregue-o muito bem num pano limpo e grosso, até ficar completamente desfeito em fios. Numa tigela, junte o puré de batata, o bacalhau, a cebola e salsa picadas finamente e o vinho do Porto.

Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Incorpore os ovos inteiros - a quantidade varia do tamanho dos ovos e da qualidade da batata, um a um, ligando a massa até esta apresentar uma consistência ideal. Moldam-se os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e fritam-se em óleo abundante e bem quente.
 

Arroz de feijão

arroz de feijão

Ingredientes

1 tigela de feijão vermelho cozido
500 g arroz
1 cebola 
1 dl azeite
Sal q.b.


Modo de preparação
Escorra o feijão. Pique a cebola e aloure-a em azeite. Junte o feijão e deixe refogar um pouco. Com o arroz medido, querendo o arroz seco, regue o refogado com água, sendo a quantidade uma vez e meia o volume do arroz, se preferir arroz malandro, pode juntar até cinco vezes o volume do arroz. Tempere o caldo com sal e, quando ferver, junte o arroz. Deixe cozer e sirva imediatamente.
 

Ovos de tomatada

ovos de tomatada

Ingredientes

2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 folha de louro
1 kg tomate maduro
4 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de farinha
Pimenta branca q.b.
Sal q.b.
Açúcar q.b.
4 ovos (ou 8 se for prato único)


Modo de preparação
Pique as cebolas e os alhos grosseiramente e leve ao lume com o azeite, o louro e a salsa. Quando a cebola estiver macia, junte o tomate em bocados e tempere com um pouco de sal e de pimenta. Deixe cozer, esmagando o tomate. Depois de tudo bem macio, passe por um passador.

Leve novamente ao lume juntado a farinha necessária para obter um creme espesso (aproximadamente uma colher de sopa de farinha). Deixe cozer a farinha, retifique os temperos e junte um pouco de açúcar. Abre os ovos para dentro do molho e deixe escalfar.
 

Caldo-verde

caldo verde

Ingredientes

500 g batatas
1 chouriço de carne (pequeno)
1 ou 2 dentes de alho
4 c. de sopa de azeite
Sal q.b.
200 g couve galega cortada em caldo-verde


Modo de preparação
Coza as batatas em dois litros de água com o chouriço e os dentes de alho. Quando as batatas estiverem cozidas reduza-as a puré e leve-as novamente ao lume. Entretanto lave a couve em várias águas até que a água deixe de ficar verde. Junte ao puré de batata a ferver em cachão. Junte metade da porção do azeite e deixe a couve cozer. Na altura de servir, ajuste os temperos, adicione o restante azeite e sirva com o chouriço cortado às rodelas. 

Todas as receitas portuguesas foram retiradas do livro A Cozinha Tradicional Portuguesa, da Maria de Lourdes Modesto.
Veja também: