8 reformas em casa que vão ajudá-lo a poupar

Está a pensar em fazer reformas em casa mas tem um orçamento limitado? Descubra algumas dicas de pequenas modificações económicas e benéficas!

8 reformas em casa que vão ajudá-lo a poupar
8 reformas em que deve investir

Só de pensar em reformas em casa já fica com dores de cabeça? Calma! Nem tudo tem de ser altamente dispendioso nem um verdadeiro caos. É certo que dada a quantidade de equipamentos, materiais e soluções disponíveis atualmente é fácil desviar-se do orçamento e do tempo disponível. Por isso, veja as nossas sugestões de reformas em casa para que tudo corra pelo melhor, sem gastar muito dinheiro.


8 boas reformas para a sua casa


1. APOSTE NA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Tornar a casa o mais ecológica possível é uma das tendências dos últimos anos. Além de garantir que ajuda a proteger o meio ambiente, também é uma maneira de poupar dinheiro no final do mês.

Por sua vez, uma das vantagens deste tipo de reforma é que há pequenas coisas que fazem a diferença e não requerem grandes investimentos. Desde a utilização de lâmpadas de poupança de energia até melhorar o isolamento das janelas e portas. Garantir a possibilidade de poupar nas contas vai ser uma mais-valia quando quiser, por exemplo, vender a casa.
 

2. FAÇA UM UPGRADE À SUA COZINHA

No que toca a reformas em casa, a cozinha é uma das áreas prioritárias onde não pode deixar de investir. Trata-se do lugar onde as pessoas habitualmente passam mais tempo e, em alguns casos, a decisão sobre a compra ou venda de uma casa pode depender no aspeto da mesma. 

Para um orçamento limitado, pode começar por mudar pequenas coisas como as torneiras ou os puxadores e alguns elementos decorativos. No caso de um orçamento médio, comprar novos eletrodomésticos e uma nova banca de cozinha são, possivelmente, os principais passos para mudar completamente o aspeto do espaço. Se tiver possibilidades de fazer um investimento maior, aposte em eliminar paredes e aumentar o tamanho da cozinha ou fazer um espaço comum com a sala, por exemplo.  
 

3. INVISTA NA CASA DE BANHO

Tal como a cozinha, a casa de banho é uma das áreas que pode condicionar por completo a decisão de compra de uma casa. Em primeiro lugar, garantir que tudo funciona corretamente é essencial. Algumas mais-valias numa casa de banho são a presença de uma janela ou fonte de luz natural, assim como um sistema de ventilação.

Seja uma casa de banho recente ou mais antiga, alguns pormenores em relação à estética fazem toda a diferença e não precisa de gastar muito.
 

4. APOSTE NAS NOVAS TECNOLOGIAS

Com o avanço das novas tecnologias é cada vez mais fácil adaptar o lugar onde vivemos e torná-lo numa casa inteligente. Por sua vez, com o aumento da oferta nesta área é possível encontrar alternativas para modernizar a sua casa e torna-la mais atrativa com um pequeno investimento, como por exemplo tomadas inteligentes, que permite desligar com um simples gesto os aparelhos em stand by e reduzir até 44€ por ano a fatura de eletricidade.
 

5. GARANTA UM JARDIM PERFEITO COM MENOS TRABALHO

Quando se compra uma casa, o facto de ter jardim é um fator que torna o imóvel mais atrativo para muitas pessoas. No entanto, a maior parte delas não pensa no trabalho e nas despesas que isto traz consigo. Uma maneira de dar a volta a esta situação, ou seja, de poupar tempo e dinheiro, é apostar por sistemas automáticos de rega que garantam um jardim sempre cuidado sem ter muito trabalho e aproveitar para cultivar frutas e legumes, para poupar na conta do supermercado.


6. ESPELHOS MÁGICOS

O velho truque de utilizar espelhos para criar um efeito de amplitude e fazer com que os ambientes pareçam maiores podem ser uma reforma em casa muito económica e vantajosa! Escolha uma parede livre et voilá! Além de ajudar a iluminar melhor o espaço, principalmente se for colocado de frente para uma janela, os espelhos criaram um visual moderno, bonito e aportam uma maior sensação de profundidade para os ambientes pequenos.


7. MAIS ESPAÇO DE ARRUMAÇÃO

As prateleira são um recurso prático, que otimiza o espaço, de rápida instalação e que, quando utilizadas com sentido estético e de organização, se podem tornar altamente utilitárias. Veja mais soluções de arrumação para a sua casa


8. APONTAMENTOS DE COR

Sabemos que as tonalidades claras são grandes aliadas de grande parte das decorações mais tradicionais, pois além de não comprometerem tanto os gostos, dão uma maior sensação de harmonia. Assim sendo, propomos que combine esse tipo de decoração com alguns apontamentos de cor, como quadros, almofadas, tapetes e demais objetos decorativos.

Veja também: