Renault vs. Citroën: qual a melhor marca?

Desta vez temos no ringue Renault vs. Citroën. As duas são excelentes marcas francesas, mas temos de salientar algumas diferenças entre elas

Renault vs. Citroën: qual a melhor marca?
Conheça melhor as duas marcas

Entre as grandes marcas de carros francesas, encontramos a Renault e a Citroën, que apesar de não serem marcas de luxo têm ainda alguns modelos irresistíveis para vários automobilistas. Como aqui no E-Konomista estamos sempre à procura de mais e melhor, pomos a questão: Renault vs. Citroën: qual a melhor marca? 

A batalha Renault vs. Citroën neste artigo baseia-se apenas nas marcas em geral, e não em modelos específicos. Caso esteja interessado em comprar um modelo de uma destas marcas, deve verificar qual será a melhor opção para si.
 

Renault

Renault

A Renault é a mais antiga das duas marcas, e foi a que nos trouxe o carro mais vendido em Portugal em 2015, o Renault Clio. Os seus modelos são conhecidos por se adaptarem bem ao cenário urbano, alguns não se saindo mal fora dele, sendo que têm bastante espaço na bagageira, são flexíveis, práticos, acessíveis e não bebem demasiado.

Ao longo dos anos a marca já teve modelos que ficaram para a história, além de algumas outras conquistas. O Clio, por exemplo, já foi considerado “Carro do Ano” na Europa mais do que uma vez (um feito que poucos modelos alcançaram), e a marca é das que menos poluí a nível Europeu.
 

Citroën

Citroën

A Citroën, tal como a Renault, já teve modelos que ficaram para a história, tendo a da Citroën sido marcada pela inovação tecnológica nos seus modelos, que tem maioritariamente por base a experiência de condução e a segurança dos automobilistas.

Os modelos da marca são acessíveis, cómodos, económicos e tecnologicamente avançados. A Citroën lançou recentemente a marca DS, destinada ao segmento premium do mercado, com referência a um modelo histórico da mesma.
 

Qual a melhor?

Esteticamente, na questão Renault vs. Citroën, aqueles que acham que todos os carros modernos são iguais conseguem encontrar a solução. O C4 Cactus da Citroën, por exemplo, tem um design bastante diferente do habitual, apesar de para muitos isto não ser uma vantagem, mas uma desvantagem.

De acordo com um estudo publicado pela Auto Express, a Renault é a mais fiável das duas marcas, sendo este confirmado num estudo da DECO com os mesmos resultados, sendo a diferença mais ligeira neste segundo.

A luta Renault vs. Citroën, no que toca ao preço, é equilibrada, sendo que ambas as marcas têm modelos pertos dos €10.500 e €11.000 (Citroën C1 e Renault Twingo), apesar dos de melhor qualidade serem mais caros.


Veja também: