Restaurante Ponte Velha: um paraíso gastronómico na Sertã

Faça-se à estrada rumo à vila da Sertã e delicie-se com os sabores tradicionais servidos na sala panorâmica do icónico Restaurante Ponte Velha.

Restaurante Ponte Velha: um paraíso gastronómico na Sertã
Embarque numa experiência cultural e sensorial numa vila com História

Junto à Ponte Filipina que lhe deu o nome, na zona nobre da vila da Sertã, irá encontrar o Restaurante Ponte Velha, um espaço ladeado pelas ribeiras da Sertã e do Amioso e jardins verdejantes.

Amplo e cheio de luz, é um restaurante que privilegia as raízes culturais da região e onde os pratos celebram os sabores de várias gerações. Aqui, numa sala panorâmica, poderá deliciar-se com o menu de degustação, que inclui maranhos, bucho recheado, sopa de peixe, cabrito estonado e, para terminar, uma tigelada beirã acompanhada com medronho de Oleiros.

Aberto de terça a domingo das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00, o Ponte Velha é o sítio ideal para almoçar ou jantar numa escapadinha de fim-de-semana às Aldeias do Xisto.

Preço base por pessoa: 20€ Ver restaurante em bookinxisto.com/pt >>

3 pratos icónicos a provar no Restaurante Ponte Velha

 O maranho

Restaurante Ponte Velha

O típico maranho da Sertã tem um aroma e sabor singulares que não deixam ninguém indiferente. Feito com um bucho de cabra recheado de carnes e arroz e temperado com hortelã, é um prato que remonta à necessidade de outros tempos de aproveitar todas as partes dos animais.

O bucho reacheado

Restaurante Ponte Velha

Tendo por base a carne de porco, o bucho recheado da Sertã tem também como ingredientes o frango, o arroz, o pão e a laranja (entre outros). Esta é uma iguaria verdadeiramente portuguesa que, de recheio macio e aromatizado, faz a delícia de qualquer apreciador da gastronomia lusa.

O cabrito estonado

Restaurante Ponte Velha

Este prato característico do concelho de Oleiros deve o seu nome à forma como é removido o pêlo ao cabrito. O animal é escaldado e raspado, deixando a pele lisa e pronta a ficar estaladiça. Suculento e repleto de sabor, o cabrito estonado é um dos pratos emblemáticos da região a não perder no Restaurante Ponte Velha.

A Vila da Sertã

Restaurante Ponte Velha

Aninhada entre o Rio Zêzere e a serra de Alvelos, a vila da Sertã é um dos povoados mais antigos do Pinhal Interior onde predominam o pinheiro bravo e o eucalipto. Banhada por duas ribeiras – a Ribeira da Sertã, também conhecida localmente como ribeira Grande, e a ribeira de Amioso, ou ribeira Pequena -, é uma vila acolhedora onde subsiste parte da muralha que marca o seu centro histórico.

Nas imediações do Restaurante Ponte Velha, aproveite para conhecer a Igreja Matriz, o Pelourinho e a Casa da Misericórdia ou, ainda, para se refrescar nas praias fluviais da Ribeira Grande, do Troviscal ou do Pego das Cancelas. Para explorar as lendas da Sertã e as suas paisagens de extraordinária beleza de forma activa, sugerimos que parta num dos sete percursos pedestres pelos arredores da vila.

Veja também:

 

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes