8 restaurantes de referência em Paris que vai querer conhecer

Está de malas feitas para Paris ou pensa visitar a cidade em breve? Se sim, veja as nossas sugestões de restaurantes para uma refeição de sonho.

8 restaurantes de referência em Paris que vai querer conhecer
Um prato vibrante de Alain Ducasse

Se há cidade onde apetece aproveitar a vertente gastronómica é a capital gaulesa. De facto, a culinária francesa influenciou as cozinhas de todo o mundo e ainda hoje são muitos os restaurantes de referência em Paris. Aliás, os números não enganam: dos seiscentos restaurantes com estrela Michelin que existem em frança, quase uma centena deles estão na capital.

Assim, se está de viagem marcada para Paris ou equaciona lá ir este ano, comece já a poupar: uma refeição nos restaurantes que se seguem não vai ser barata – mesmo que não figurem no exclusivo guia vermelho – mas será, com toda a certeza, uma experiência fabulosa.

8 restaurantes de referência de Paris a não perder

Alain Ducasse – Hotel Plaza Athénée

alain ducasse paris

O currículo e a carreira de Alain Ducasse são estonteantes. 23 restaurantes, sete países, 19 estrelas Michelin. Este seu espaço, instalado no Hotel Plaza Athenée, vale não só pela decoração e ambiente absolutamente espantosos, como pela abordagem culinária diferenciada, onde o peixe, os vegetais e os grãos são os protagonistas, cozinhados de forma sublime. Resultado? Três Estrelas Michelin.

Epicure

epicure restaurante paris

O nome não engana: um epicurista é um apreciador dos prazeres da mesa e no Epicure, aqueles estão garantidos. Este restaurante triplamente estrelado fica no Hotel The Bristol e se lá for num dia risonho de primavera ou verão, aconselhamos a que faça a refeição no jardim. Eric Frechon é o seu aclamado chef, cujo estilo, apesar de respeitar o grande legado culinário francês, é conhecido pela combinação inusitada de ingredientes.

Arpège

arpege restaurante paris

Alain Passard é um chef que exalta e respeita a natureza como poucos. Foi dos pioneiros a cultivar os seus próprios legumes e ervas aromáticas e nas suas hortas pratica-se a agricultura biológica. No seu Arpège, partindo destes ingredientes puros, pratica uma cozinha notável, concretizando diariamente o seu sonho: contar uma história, desde a semente até ao prato que chega à mesa.

L’Abeille

labeille restaurante paris

A cozinha sofisticada do L’Abeille, batizado em honra de Napoleão – a abelha era o emblema favorito do famoso líder político francês – foi reconhecida com duas Estrelas Michelin e Três Toques do Gault & Millau, um reputado guia de restaurantes local. “Revelar novas emoções na estética e sabores característicos, pela excelência da culinária e incluindo produtos e técnicas excepcionais”, é a promessa do chef Christophe Moret.

Le Cinque

le cinq restaurante paris

Em 2016, o chef do Le Cinq, Christian Le Squer, foi considerado Chef do Ano pela revista francesa Le Chef, em cuja votação participaram profissionais da área. Nesse mesmo ano, o Guia Gault et Millau deu-lhe uma classificação de 19 em 20 e o Guia Michelin atribuiu a este glamoroso restaurante a terceira estrela. Um dos seus pratos ‘assinatura’? Pregado com emulsão de maçã e trufa com chantilly de ostras. Está situado no luxuoso Four Seasons George V.

Les Papilles

les papilles restaurante frança

Na nossa lista de restaurantes de referência em Paris não cabem apenas restaurantes de luxo. O Les Papilles não é um restaurante estrelado, mas não deixa de oferecer aos comensais uma experiência gastronómica assinalável. O ambiente é acolhedor, de típico bistrô parisiense.

Ao almoço, o serviço é à carta; ao jantar e sábados ao almoço, o menu é escolhido pelo chef: entrada, prato principal, queijo e sobremesa, sem bebidas, irá custar-lhe cerca de 40 euros por pessoa – um preço apelativo, tendo em conta a qualidade dos pratos e o facto de estarmos em Paris. O restaurante tem ainda uma simpática mercearia, onde poderá adquirir uma enorme variedade de vinhos, conservas, patês, molhos e especiarias.

Au Petit Sud Ouest

au petit sud ouest restaurante paris

Os produtos e ingredientes icónicos franceses trabalhados com sabedoria e respeito é o que irá encontrar neste Au Petit Sud Ouest, com destaque para as receitas de pato. As aves, assim como os restantes ingredientes, chegam de fornecedores selecionados. Foi gras, pato confitado, magret, cogumelos selvagens, terrines, rillettes…. Um mundo de sabores clássicos a descobrir neste restaurante-loja: no final da refeição, leve consigo deliciosos patês e foi gras, com a garantia de se tratarem de produtos artesanais da região de Landes.

Procope

procope restaurante paris

E a fechar esta seleção de restaurantes de referência em Paris, está o mais antigo restaurante da cidade – o Procope. Apesar da sua comida, de uma maneira geral, ser boa, o motivo que nos leva a incluí-lo na lista é antes a sua rica história e a sua atmosfera absolutamente única. O Procope, aberto desde 1686, começou por ser um café onde se reuniam os mais influentes intelectuais da época, fossem franceses ou estrangeiros.

Sinta-se a viajar no tempo e imagine que a seu lado na mesa estavam figuras como Rousseau, Diderot, Voltaire, Benjamin Franklin ou Thomas Jefferson, entre muitos outros clientes ilustres. Um lugar mítico que merece uma visita.

Ansioso por marcar a sua viagem a Paris? Encontre aqui o melhor hotel ao melhor preço >>

Veja também: