Roteiro de Dubrovnik para fãs da Guerra dos Tronos

É nesta cidade croata que são filmadas muitas das cenas da série. Não perca o nosso roteiro de Dubrovnik para fãs da Guerra dos Tronos.

Roteiro de Dubrovnik para fãs da Guerra dos Tronos
Reconheça muitos dos cenários da série numa viagem épica

Se está atrasado nas temporadas da série onde nove famílias numerosas gerem intrigas e lutam pelo poder de Westeros, avisamos de que este artigo pode conter spoilers. Mas será que vai conseguir resistir a um roteiro de Dubrovnik para fãs da Guerra dos Tronos?

Venha connosco conhecer os cantos da bonita cidade costeira de Dubrovnik, na Croácia, onde são filmadas muitas das cenas da série, nomeadamente as que reportam a King’s Landing, a capital de Westeros, e à cidade de Qarth.

Aconselhamos a que dedique dois dias a estas visitas temáticas: uma experiência obrigatória para quem não perde um episódio de “A Guerra dos Tronos”, saga inspirada na volumosa obra “As Crónicas de Gelo e Fogo” de George R.R. Martin.

Fã da Guerra dos Tronos? Siga este roteiro de Dubrovnik


O que ver no dia 1º dia em Dubrovnik

Centro histórico de Dubrovnik e Ilha de Lokrum

Ilha de Lokrum
Após um curto passeio de barco, a partir do porto antigo de Dubrovnik, chegará à ilha de Lokrum. Fica a menos de um quilómetro da costa e foi aí que foram gravadas as cenas de Qarth, a grande cidade de Essos, onde Daenerys Targaryen tenta conseguir navios para formar um exército.

Lembra-se da cena em que Daenerys e Jorah Mormont vão a uma festa num jardim, como convidados de Xaro Xhoan Daxos? Esse local pertence ao antigo mosteiro beneditino de Lokrum, em cujo interior existe uma espécie de museu da Guerra dos Tronos.

Tire uma foto na réplica do “Trono de Ferro” e depois parta à descoberta dos encantos desta pequena ilha, classificada como Reserva Natural, e onde não faltam plantas e animais exóticos.

Mosteiro em Lokrum, Dubrovnik

Jardins de Qarth, Guerra dos Tronos

Na parte sul da ilha, existe uma espécie de “Mar Morto”: uma lagoa cujos elevados níveis de sódio fazem com que seja muito fácil nadar e flutuar. Ali perto, há recantos reservados para quem gosta de fazer nudismo.

Barco Karaka
De volta ao porto antigo de Duvrovnik, aprecie a réplica de um barco do século XVI aí atracado, idêntico às nossas caravelas, designado por “karaka”. Este foi usado na Guerra dos Tronos, sendo o barco em que navegava Daenerys.

Karaka junto a Dubrovnik

Poderá subir a bordo e fazer um curto cruzeiro: outra maneira interessante de apreciar a “Pérola do Adriático”, cujo centro histórico é património da humanidade pela UNESCO desde 1979.

Do Palácio do Reitor à Rua de São Domingos
Comece a explorar o centro histórico de Dubrovnik e encontre o Palácio do Reitor, que na série é o palácio de Spice King, o rico comerciante de Qarth que queria casar com Daenerys, na temporada II.

Palácio do Reitor, Dubrovnik

Já agora, passe em Ploce Gate, onde foi filmada a cena em que Tyrion conversa com o sobrinho Lancel Lanister. Depois, explore a rua de São Domingos. Esta rua do centro histórico de Dubrovnik aparece em muitas cenas, servindo de cenário ao mercado de rua da capital de Seven Kingdoms.

St. Dominic Street, Dubrovnik

Cena da Guerra dos Tronos na escadaria do mosteiro dominicano

É nesta rua, numa das entradas para o mosteiro dominicano, que irá encontrar uma escadaria circular bastante familiar para quem segue a série: palanque para populares discursarem contra o rei e onde Tyrion e o seu escudeiro Bronn assistem a um desses momentos.

Porto de Kolorina, Forte Lovrijenac e Forte Bokar
Dirija-se agora para o limite ocidental do centro histórico e inicie um novo percurso no Porto de Kolorina. Era aqui que Sansa costumava conversar com Little Finger, ou o Mindinho, em português.

Porto de Kolorina, Dubrovnik

A pequena baía – que na série é a Blackwater Bay – é ladeada por dois fortes: o Forte Lovrijenac, um edifício do século XI, que na série é Red Keep, a residência da família real em King’s Landing, e o Forte Bakar, também presença assídua na série.

Forte Lovrijenac, Dubrovnik

Cena de Guerra dos Tronos com o Forte Bakar ao fundo

Torre de Minceta
Para chegar ao Forte Bakar terá de caminhar pelas muralhas – as segundas mais extensas do mundo, a seguir à Muralha da China, sendo necessário pagar para as percorrer. Este passeio leva-o facilmente até à Torre de Minceta, uma construção do século XVI, que na série é a casa misteriosa dos magos imortais de Qarth – House of the Undying – e onde Daenerys entra à procura dos seus dragões.

Torre de Minceta, DubrovnikDaenaerys junto à Torre de Minceta/House of the Undying

O que não pode perder no 2º dia em Dubrovnik

Arboreto de Trsteno, a 20 km de Dubrovnik

Arboreto de Trsteno
Sugerimos que comece o dia com a visita a um dos mais antigos arboretos do mundo. Falamos do Arboreto de Trsteno, a 20 km de Dubrovnik, um jardim botânico integrado numa antiga residência de verão de uma família nobre, com mais de cinco séculos de existência.

Ainda que o espaço valha por si só, devido à vasta coleção de árvores e arbustos exóticos e à sua localização privilegiada junto ao mar, não é de desprezar o facto de ter sido aqui que foram filmadas as cenas passadas nos jardins reais de King’s Landing.

Irá com certeza reconhecer a bonita pérgola onde Margaery Tyrell e a sua avó costumavam conversar, e onde estas pediram a opinião a Sansa sobre o rei Joffrey.

Pile Gate e Museu Etnográfico
De volta à cidade muralhada, vá até ao Pile Gate, datado de 1537, por onde entra Jaime Lannister quando regressa à capital vindo de um longo período de cativeiro no Norte, e onde também foi filmada a fúria popular à família real, nomeadamente a Joffrey, quando se vão despedir de Myrcella.

Pile Gate, Dubrovnik

Cena de GoT filmada em Pile Gate, Dubrovnik

Não muito longe está o Museu Etnográfico de Dubrovnik. Na série televisiva, este edifício tem finalidades menos nobres: é o bordel de Little Finger. Foi também aqui que foi filmada a cena em que o Alto Septão é humilhado e forçado a caminhar nu, algures na temporada V.

Escadaria Jesuíta
Faz lembrar a escadaria da Praça de Espanha, em Roma, e começa a ganhar quase tanta fama como a italiana. Tudo graças a uma das cenas mais célebres da temporada V: o castigo de Cersei, pelo adultério que cometeu, e que a obrigou a percorrer nua as ruas de King’s Landing enquanto era humilhada e insultada.

Escadaria Jesuíta, Dubrovnik

Cersei na Escadaria Jesuíta

Parque Gradac
Termine esta viagem cinematográfica no Parque Gradac, a menos de 1 km a norte da zona antiga da cidade. Trata-se de um oásis simpático e agradável de onde se obtêm bonitas vistas sobre a Dubrovnik histórica. Mas para os fãs da Guerra dos Tronos, o principal interesse na visita é poder ver e pisar o local onde foi gravada a grande festa de casamento de Margaery Tyrell e Joffrey, em que este acaba por morrer envenenado.

Gradac Park, Dubrovnik

Onde comer em Dubrovnik

Gastronomia croata, Dubrovnik

Dubravka 1836
O Dubravaka 1836 um dos mais antigos restaurantes da cidade. Vista generosa sobre a Fortaleza Lovrijenac e o Porto de Kolorina. Serve pratos mediterrânicos. Boa carta de vinhos locais.

Lokanda Peskarija
No Lokanda Peskarija há pratos de peixe e marisco de qualidade. Junto ao Porto antigo.

Presa
Comida rápida, mas saborosa, a preços convidativos é o que vai encontrar no Presa. Serviço simpático.

Konoba Veranda
Fica a 12 km de Dubrovnik, mas vale a pena a viagem até ao Konoba Veranda. Cozinha croata e internacional.

Onde dormir em Dubrovnik

Hotel Adria, Dubrovnik

Hotel Adria
Hotel Adria é um 4 estrelas com vistas fabulosas sobre o Mar Adriático e Dubrovnik.

Hotel Perla
A cerca de 3 km do centro da cidade, o Hotel Perla é um três estrelas com bom gosto e bom serviço.

Hotel Lapad
Se procura um 4 estrelas luxuoso, instalado num edifício histórico, o Hotel Lapad é uma ótima opção.

Veja também: