Roteiro de Madrid para foodies

Se vai a Madrid, é um bom garfo e gosta de estar a par das últimas novidades gourmet, não perca o guia delicioso que preparámos para si.

Roteiro de Madrid para foodies
Madrid é um ótimo destino para escapadas gastronómicas

Quem gosta de cozinhar ou apenas aprecia boa comida, conjugada com bom gosto e criatividade, tenta sempre incluir a componente gastronómica nas suas viagens. Se é o seu caso e tem planeada uma visita à capital espanhola, deixe-se guiar pelas sugestões do nosso guia de Madrid para foodies. São dez propostas de lojas, mercados e eventos de fazer crescer água na boca.
 

10 coisas que os foodies não podem perder em Madrid
 

Mercado Municipal de Vallehermoso

Mercado Vallehermoso Madrid

A nossa primeira sugestão de Madrid para foodies é um mercado de bairro. Fica num original edifício de 1930 e é ponto de encontro das pessoas da zona de Arapiles, no bairro de Chamberí. Para além das bancas de produtos frescos com preços atrativos, dispõe de uma interessante área de restauração tipo street food. Aqui, recomendamos que prove as propostas das bancas Graciana e Kitchen 154.
 


Mantequerías Bravo

Um clássico do comércio madrileno, a fazer lembrar as nossas “mercearias finas”, de portas abertas há várias décadas. Para além de uma ampla oferta em vinhos e bebidas espirituosas, a Bravo distingue-se pelos produtos alimentares de qualidade, espanhóis e importados, nomeadamente enchidos, conservas e azeites.
 


Los quesos de L’Amélie

Los quesos de L'Amélie

Uma loja de fazer revirar os narizes, que nasceu da paixão dos donos por este produto lácteo. Aqui vai encontrar queijos rigorosamente selecionados, vindos de vários países, e para além de poder comprá-los, vai poder degustá-los no local. Há tábuas de queijos temáticas e não faltam vinhos para acompanhar. Outra boa notícia: a loja está aberta aos domingos, das 11h às 16h.



Salón de Gourmets

Esta feira alimentar realiza-se anualmente há já 30 anos. Apesar de grande parte da programação ser exclusiva para profissionais, que aqui podem provar e testar uma ampla gama de produtos e contactar com os fornecedores, existe um evento paralelo – Salón de los Sentidos, aberto ao público em geral e especialmente pensado para os apaixonados por cozinha, gastronomia e vinhos.

 

Mercado de San Miguel

Mercado San Miguel Madrid

Em qualquer roteiro de Madrid para foodies, o Mercado de San Miguel tem de estar presente. É o mercado mais bonito e popular da cidade, mas mesmo que seja bastante concorrido e os preços não sejam os mais simpáticos, não deixe de o visitar. A sua elegante arquitetura está muito bem cuidada, os produtos – imensa variedade! - são apresentados de forma apelativa, e o ambiente animado e colorido é irresistível. Não deixe de passar nas bancas de comida, onde há tapas para todos os gostos.
 


Panic

Panic Madrid

Há uma nova corrente de padarias, que a um produto milenar associa novos ingredientes, novas combinações e formatos, para além de um ambiente trendy convidativo. Madrid não é exceção e o exemplo disso é a Panic, uma padaria contemporânea que para muitos faz o melhor pão de Madrid.

 

Frinsa La Conservera

As melhores conservas galegas estão disponíveis em Madrid e são sempre uma boa aposta. A reputada marca Frinsa La Conservera tem vários espaços espalhados pela capital espanhola, mas gostamos especialmente do Delistore & Tapas, que reúne o melhor dos dois mundos: poder comer no local e poder comprar e levar para casa. Um bónus: fica em frente ao Mercado de San Miguel.

 

Platea Madrid

Platea Madrid

“O maior centro de lazer gastronómico da Europa”: é assim que o Platea Madrid se apresenta. São 6000 m2 de espaço, dois andares, três praças de restauração e um palco surpreendente para concertos e eventos. Uma atmosfera impressionante e mágica que nenhum foodie pode perder. A diversidade de restaurantes é imensa e inclui propostas de chefs com estrelas Michelin. 
 


Pastelería La Duquesita

La Duquesita

La Duquesita é uma loja antiga e amorosa que data de 1914. Na mesma família há três gerações, teve desde sempre clientes ilustres, tal como se pode comprovar pelo seu livro de honra. Perca-se nas variadas e exclusivas iguarias, com destaque para o Soconusco, de amêndoa e chocolate, batizado com o nome do local do México onde se crê que apareceram as primeiras plantas do cacau.

 

Lavinia

Lavinia Madrid

Se é o vinho o tema que mais o apaixona, a loja Lavinia vai parecer-lhe o paraíso. A loja de maiores dimensões está na prestigiada Calle Ortega y Gasset, e aqui vai poder contar com atendimento simpático e superespecializado. Dispõe de um restaurante e balcão de tapas.

Veja também: