Roteiro de Paris para amantes de arte

A arte é o que mais valoriza numa escapadinha citadina? Se sim, Paris é um destino fabuloso, com centenas de museus, galerias e muita criatividade nas ruas.

Roteiro de Paris para amantes de arte
Paris é sinónimo de arte em doses generosas

É na capital francesa que podem ser apreciadas algumas das mais famosas obras de arte de todos os tempos, como a incontornável Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, ou a escultura O Pensador, de Rodin. No entanto, no nosso roteiro de Paris para amantes de arte, não irá encontrar apenas os clássicos: incluímos ainda galerias de arte contemporânea e até murais grafitados.

O que um apreciador de arte não deve perder em Paris

Bairros artísticos

montmartre parisFonte da imagem: Strollon

Para mergulhar na atmosfera artística típica de Paris, nada como passar largas horas nos seus bairros mais criativos, nomeadamente Montmartre e Le Marais. Passear por Montmartre e Le Marais é, por isso, a nossa primeira sugestão neste roteiro de Paris para amantes de arte.

Montmartre
Em Montmartre, é bem conhecida a imagem dos pintores de rua, que tanto vendem telas já prontas, como se oferecem para fazer um retrato na hora. Um passeio até à colina onde se ergue a famosa basílica de Sacré-Coeur, no topo do bairro, irá permitir-lhe percorrer as ruas e passar pelas casas onde tantos artistas e escritores viveram, nomeadamente no século XIX e início do século XX.

Para além das bonitas vistas que se obtêm a partir de Montmartre, existe outra explicação para o bairro ter atraído tantos génios: no final do século XIX, a zona ainda não pertencia ao centro da cidade, e por isso o vinho não era taxado. A zona desenvolveu desde então uma vivência boémia e não é de estranhar que tenha sido o local escolhido para abrir casas de animação noturna, como o famoso Moulin Rouge.

Le Marais
Mais um bonito bairro de Paris onde a arte ocupa um papel importante, ou não estivesse aqui instalado o Centre Georges Pompidou. As galerias de arte surgem quase porta sim, porta sim, tornando uma caminhada pelas ruas do bairro absolutamente obrigatória para quem se interessa por arte. Nas lojas e nos jardins, nota-se também uma dinâmica criativa e não é difícil encontrar pintores e outros artistas de rua nas suas praças, para além dos graffitis nas paredes.

Museus

museus parisFonte da imagem: World Top Top

Os museus de Paris são os mais visitados em todo o mundo, guardando tesouros de valor incalculável, tanto de arte clássica como das abordagens mais contemporâneas.
São cerca de 130 os museus existentes na cidade, grande parte deles dedicados às diversas linguagens e correntes artísticas. De entre os muitos espaços de visita mais do que aconselhável, deixamos-lhe a nossa seleção:

  • Louvre
  • Centre Georges Pompidou
  • Musée d’Orsay
  • Musée National Rodin
  • Musée du Quai Branly
  • Musée de l’Orangerie
  • Musée d’art Moderne de la Ville de Paris

Galerias de Arte

galerias de arte parisFonte da imagem: Art Observed

Neste roteiro de Paris para amantes de arte, não podíamos deixar de fora as galerias de arte parisienses, autênticos locais de culto tanto para especialistas e investidores como para modestos apreciadores. Vantagens das galerias de arte face aos museus: entrada gratuita; elevada rotação das obras expostas; possibilidade de compra, caso a sua conta bancária o permita. Eis algumas das mais elogiadas galerias de arte de Paris:

  • Modus Art Gallery
  • Gallery Xippas
  • Yvon Lambert
  • Gagosian
  • Millésime Gallery
  • 59 Rivoli

Street Art

seth street art parisFonte da imagem: Urbacolors

Em Paris, para apreciar trabalho criativo, não é necessário entrar em espaços fechados. Basta deambular pelos jardins, onde encontrará esculturas e outro tipo de obras, tanto clássicas como modernas, e pelas ruas, onde não faltam incríveis criações de arte urbana, como os graffitis e os stencils.

Existe mesmo toda uma geração de artistas franceses de street art, cujo talento se espalha atualmente por vários cantos do mundo, como Seth e os seus “arco-íris”, ou o decano Blek le Rat, que inspirou o célebre e enigmático artista Banksy. Apesar dos murais se encontrarem um pouco por toda a cidade, não deixe de espreitar os da Rue Saint-Maur e os da Rue Oberkampf.

Ansioso por fazer as malas e rumar a Paris? Aqui vai encontrar os melhores hotéis ao melhor preço! >>

Veja também: