Seguro automóvel online: quais as vantagens?

Hoje em dia já se quase tudo via internet. Conheça o conceito do seguro automóvel online e conheça quais as suas vantagens e desvantagens.

Seguro automóvel online: quais as vantagens?
Esta modalidade de seguro automóvel é recente. Saiba mais.

A internet é um mundo onde quase tudo é possível. Independentemente de se utilizar mais ou menos, a verdade é que hoje em dia é difícil ou quase impossível encontrar alguém que não tenha contacto diário com a internet. Também na actividade seguradora, a internet veio abrir inúmeras portas e permitir um mundo de facilidades que hoje é utilizado para os mais diversos fins. O seguro automóvel online é exemplo disso.

O que é?

O seguro automóvel online é um seguro que é contratualizado e gerido via internet. Apesar de algumas seguradoras terem balcões físicos, um seguro automóvel online é normalmente um processo feito e gerido totalmente via internet. No entanto, esta dinâmica traz vantagens e desvantagens.

Vantagens:


1. Preços competitivos

O facto de ser um processo online, acarreta menores custos e exige, das seguradoras, uma estrutura menos pesada. Isto faz com que o os preços deste tipo de seguros sejam muito competitivos face à oferta de mercado.

2. À distância de um click

Outra das grandes vantagens da contratação de um seguro online é o facto de todas as operações estarem à distância de um click. Poderá fazer tudo via internet, não tendo por isso necessidade de se deslocar a um balcão.

3. Concorrência

O mercado mais competitivo fez com que as seguradoras fossem obrigadas a adaptarem-se a outra realidade e se actualizassem na oferta de serviços e de condições. Para o cliente, este é um ponto a favor.

Desvantagens:


1. Falta de contacto personalizado

Esta é uma desvantagem assumida no mundo da internet, principalmente para quem gosta do contacto personalizado. Para este tipo de clientes, os seguros online não são, claramente, uma solução.

2. Burocracia 

Outra das desvantagens existe caso tenha um acidente. Toda a parte burocrática fica do seu lado. Um seguro automóvel online não tem mediador de seguro e, como tal, o trabalho que seria feito pelo mediador acaba por ser feito pelo cliente.


Toda a gente deve optar por fazer um seguro automóvel online?

Como referido anteriormente, um seguro automóvel online traz vantagens e desvantagens. A verdade é que nem todas as pessoas se darão bem com este tipo de processo. Há pessoas que continuam a gostar do contacto personalizado, em detrimento de outras que preferem soluções mais imediatas e práticas. Em suma, o melhor é informar-se sempre da melhor forma e perceber qual a solução que poderá ser mais vantajosa para si.

Simule aqui o seu seguro.

Veja também: