Deduzir o seguro de saúde no IRS? Sim, claro

Não se esqueça que pode deduzir os valores do seguro de saúde no IRS. Saiba como fazê-lo, sem preocupações.

Deduzir o seguro de saúde no IRS? Sim, claro
Saiba como fazê-lo

Na altura de preencher a sua declaração de rendimentos não se esqueça que pode deduzir os custos do seu seguro de saúde no IRS.

Depois das mudanças introduzidas no último ano com a reforma do Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares, este ano os valores que os contribuintes podem deduzir são os mesmos de 2016.

Seguro de saúde no IRS: o que deduzir

Assim sendo, as deduções do seguro de saúde no IRS dizem respeito a 15% dos gastos com este encargo até um limite máximo de 1000€. Falamos sempre de prémios que cobrem exclusivamente o risco de saúde.

Todos os anos, as seguradoras enviam-lhe uma declaração com os respetivos valores que deve ter em conta no preenchimento da sua declaração de rendimentos.

Ainda no que diz respeito à  área da saúde, não se esqueça que todas estas despesas de qualquer um dos membros agregado familiar podem ser deduzidas à coleta (15% até um limite máximo de 1000 euros).

Como preencher os gastos do seguro de saúde no IRS?

Agora que já sabe que continua a ser possível deduzir os valores do seguro de saúde no IRS, é importante que preencha corretamente o sua declaração de rendimentos.

Assim sendo, os dados relativos ao seu seguro de saúde devem ser preenchidos no quadro 6C do anexo H com o código 652.

Finanças: seguros de vida e de acidentes pessoais

Ainda no âmbito dos seguros, não se esqueça que há casos em que também pode deduzir à coleta os seguros de vida no IRS e seguros de acidentes pessoais em 25%, enquanto a o limite máximo de coleta de IRS é 15%.

Contudo, estas despesas só serão consideradas caso sejam “profissões de desgaste rápido” ou pessoas com deficiência.

Falando em IRS, já pode enviar a sua declaração de rendimentos. O prazo, este ano, é único e estende-se até ao dia 31 de maio. Não se esqueça de cumprir estes prazos para evitar pagar multas desnecessárias.

Veja também: