AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Sinais de que está no emprego errado

Sente-se insatisfeito no seu trabalho? Ou desmotivado? Atenção, pode estar perante sinais claros de que está no emprego errado.

5 Sinais de que está no emprego errado
Aprenda a reconhecer os sinais de alerta.

O que mais há por aí são profissionais no emprego errado. Aqueles que acordam para ir para o trabalho e sentem como se estivessem a ser castigados. Sim, esses claramente estão no emprego errado. O problema é que enquanto para uns é óbvio e eles sabem nomear o que os faz sentirem-se insatisfeitos nos seus trabalhos, outros – a grande maioria dos casos – falham ao reconhecer essa realidade e acabam por se resignar a essa situação. Mas estar resignado não é a solução. Por isso, aprenda a reconhecer os sinais de que está no emprego errado e mude a situação.
 

5 Sinais claros de que está no emprego errado

O despertador toca de manhã e quase tem que se arrastar para o trabalho?! Identificou-se com este cenário?! Então saiba que isso pode significar mais do que cansaço. Pode mesmo ser uma manifestação clara de que algo não está bem na sua vida profissional e de que pode mesmo estar no emprego errado. Mas este é apenas um dos sinais, porque há outros. Saiba quais são.

 

1. O seu potencial está a ser desperdiçado

São muitos os profissionais que aceitam trabalhos abaixo das suas qualificações. E quando dizemos muitos, são mesmo muitos. Afinal, o mercado laboral não está fácil e todos precisam de um trabalho que lhes permita pagar as contas no final do mês. O problema é que, se inicialmente possa parecer uma decisão acertada, a longo prazo o mais certo é que se sinta desmotivado por não poder dar uso aos seus conhecimentos e competências e – mais importante – fazer algo que realmente o motive e de que goste.

 

2. Sofre de ansiedade

Estar no emprego errado pode consequências até para a sua saúde. Ao fim de algum tempo pode sentir-se ansioso, stressado, ter insónias ou sofrer de dores de cabeça, por exemplo. Se é este o seu caso, e se estes problemas derivam do seu trabalho, o melhor é começar a procurar outra alternativa. Uma má escolha de emprego, a longo prazo, pode ter consequências graves para a sua saúde física e psicológica.

 

3. Tem problemas/ dificuldade em relacionar-se com os seus colegas

É perfeitamente normal que se relacione melhor com umas pessoas do que com outras. O que não é normal é que não consiga estabelecer uma boa relação com os seus colegas de trabalho. Com nenhum deles. Se se sente como “um peixe fora de água”, é óbvio que esse não é o lugar certo para si.

 

4. Está nesse trabalho apenas pelo dinheiro

O dinheiro ajuda (e muito – principalmente em tempos de crise como os que atravessamos) e é, se m dúvida, um dos fatores mais importantes num trabalho, mas não é tudo. Para quem sonha criar uma carreira e um nome no mercado, ficar num emprego apenas pelo salário pode não ajudar, especialmente se esse trabalho o fizer sentir desmotivado e afetar o seu desempenho profissional.

 

5. Passa a vida a pesquisar ofertas de emprego

Mais claro impossível. Está definitivamente no emprego errado. Se não estivesse não sentiria necessidade de procurar outras alternativas.  
 
 

Está ou não no emprego errado?

Estes são apenas alguns dos sinais. Há outros, claro. Mas a sua motivação (ou a falta dela) será sempre o mais óbvio dos sinais.


Veja também: