4 sintomas de uma junta da colaça queimada

Conheça os sintomas de uma junta da colaça queimada. Saber isto pode vir a salvá-lo de grandes despesas indesejadas, se levar o carro à oficina

4 sintomas de uma junta da colaça queimada
Quando o carro tem febre, há que cuidar dele.

A junta da colaça é uma peça essencial no motor de um carro, e quando há problemas estes podem potencialmente representar perigo. Se não é tratada uma junta da colaça queimada, a despesa no mecânico pode vir a ficar muito maior com o passar do tempo, além de ser a potencial causa de um acidente.

Tratar de uma junta da colaça queimada pode não ser agradável, mas se não o fizer pode acabar com danos irreparáveis no motor. O melhor a fazer ao identificar estes sintomas é ir à oficina.
 

4 sinais que tem problemas na junta da colaça

 

1. Perda de líquido de refrigeração

Se reparou que está a perder demasiado líquido de refrigeração no seu carro, o problema pode ser a junta da colaça queimada, que faz com que este vá para onde não deve. O líquido pode ser expelido devido a pressão colocada no sistema de refrigeração, ou pode estar a ir-se embora devido a uma fuga externa.

 

2. O motor sobreaquece

Com a perda do líquido de refrigeração e com a injeção de gases quentes no sistema de refrigeração, é natural que o carro acabe por aquecer muito mais do que aquilo que deve. Se vê que o motor está sempre com uma temperatura superior à que devia, está na altura de pegar no telemóvel e falar com o mecânico.

 

3. Mistura de líquido de refrigeração com óleo

Como a junta da colaça não está a fazer a sua tarefa de separar os líquidos como deve ser, é possível que o líquido de refrigeração acabe por se misturar com o óleo do motor. Quando isto acontece, os líquidos contaminam-se um ao outro, ficando com uma cor parecida à de leite com chocolate - este é considerado o melhor sintoma para identificar o problema.

Quando o líquido de refrigeração se mistura com o óleo, as propriedades deste ficam afetadas, e se não resolver o problema pode vir a danificar o motor. 

Pode também o óleo decidir meter-se onde não é chamado, e ir ter com o líquido de refrigeração. Nestes casos é fácil de detetar que algo está errado, pois o óleo muda claramente a aparência do líquido de refrigeração.

 

4. Perda de potência

Em alguns casos, a junta da colaça queimada faz com que o carro comece a perder potência, devido à perda de pressão. No entanto, este sintoma pode ter várias causas, e o melhor a fazer ao vê-lo é levar o carro à oficina.
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