Sistema de estacionamento automático: fique a par das novidades

O sistema de estacionamento automático é uma tecnologia muito inovadora que tem como objectivo facilitar a vida do condutor.

Sistema de estacionamento automático: fique a par das novidades
É um sistema que permite que o carro estacione, praticamente, sozinho

Estacionar o carro é, para muitos condutores, uma verdadeira dor de cabeça. Agora, imagine que o carro consegue detectar um espaço de estacionamento e fazer a manobra de forma autónoma. Ao condutor é apenas solicitado que siga as indicações que surgem no ecrã. Pode parecer, mas não é ficção cientifica. Na verdade isto já é uma realidade só possível com o sistema de estacionamento automático, também chamado de ‘park assistant’.

O sistema é muito fácil de utilizar, e só não está mais popularizado porque é um equipamento opcional só acessível para carteiras bem recheadas. O preço varia de marca para marca, seja ela generalista ou de luxo, mas é um extra ainda caro.

Há uns anos atrás o sistema de estacionamento automático dos veículos apenas permitia estacionar paralelamente ao passeio, mas a tecnologia evoluiu. Hoje graças ao ‘upgrade’ dos sensores electrónicos distribuídos pelo automóvel é possível estacionar perpendicularmente. O condutor apenas tem que colocar a marcha atrás, seguir as indicações que surgem no tablier e o carro faz a manobra quase sozinho. Fácil, muito fácil e sem erros.

O que é sistema de estacionamento automático

O ‘assistente’ de estacionamento é um recurso que utiliza a câmara de marcha atrás e os sensores do veículo para estacioná-lo sem que o motorista encoste as mãos no volante. O condutor apenas precisa de controlar o pedal do acelerador e do travão e meter a marcha-atrás ou a primeira quando necessário.

Assim que o carro detecta uma vaga de estacionamento o veículo faz uma leitura do espaço, para identificar se é suficiente para estacionar o carro. Nessa altura, o condutor deve seguir as orientações do computador de bordo e deixar o volante solto, dando apenas aceleração, travando e colocando as mudanças de velocidades).

O sistema de estacionamento automático pode ajudar a aumentar a segurança de condução em ambientes restritos, onde é necessária muita atenção ou experiência para manobrar o carro.

Um dos primeiros protótipos experimentais de estacionamento automático foi desenvolvido num carro elétrico Ligier, em 1990. Desde então a tecnologia tem sido adotada por fabricantes de automóveis em todo o mundo que oferecem uma opção de estacionamento automático nos vários modelos.

Os sistemas também podem incluir recursos visuais, como a distância do objeto registada num ecrã LED e indicar as leituras. Os sensores traseiros são ativados quando a marcha atrás é selecionada e desativada. Já os sensores dianteiros são ativados manualmente, e, desativados automaticamente, quando o veículo atinge uma velocidade pré-determinada. Claro que os sistemas de estacionamento podem ter caraterísticas diferentes consoante a marca.

Sensor de estacionamento pode ser alternativa para estacionar

Se não tem disponibilidade para adquirir o sistema de ‘park assistant’ pode também optar pelos sensores de estacionamento. Estes têm como objectivo alertar o condutor para a presença de obstáculos. São sensores que emitem impulsos acústicos para uma unidade de controlo que mede o intervalo de retorno de cada sinal reflectido, para assim calcular as distâncias de objetos. O sistema avisa o condutor com sons acústicos.

BMW

As últimas inovações na área do estacionamento

As inovações nesta área não param e muitas são as marcas que apostam neste tipo de tecnologias para cativar novos clientes. A BMW, uma marca ‘premium’, apresentou, no ano passado, o novo Serie 7 com um sistema que permite arrumar o automóvel em espaços apertados de forma remota. Ou seja, o condutor não necessita de estar ao volante, pode controlar a manobra através de comandos específicos integrados na chave do carro. Este controlo remoto abre as portas a novas experiências que vão para além do estacionamento de um automóvel.

A Opel, uma marca generalista, acaba de revelar o novo Crossland X, um CUV (Crossover Utility Vehicle) desenvolvido a pensar nos percursos citadinos. Este crossover de segmento B conta com soluções tecnológicas de ponta, entre elas, o sistema de estacionamento automático Advanced Park Assist.

A atualização do Golf VII traz muita tecnologia à sétima geração do modelo. Conta com um sistema de estacionamento automático que sem intervenção do condutor permite estacionar em lugares mais pequenos. Chega a Portugal em meados de março.

A Audi disponibiliza para os seus modelos o sistema de assistência ao parqueamento com visão periférica. A marca alemã ‘premium’ garante que o sistema pode realizar a manobra de direção de forma automática durante o estacionamento. O sistema deteta, através de sensores de ultrassons instalados no para-choques, o lugar de estacionamento mais adequado em espaços transversais e perpendiculares. Depois calcula o ângulo ideal de direção. O condutor só tem de acelerar ou travar e supervisionar a manobra.

Veja também: 

Continuar a Ler