O que fazer quando o Start/Stop não funciona como deve ser

Quando o Start/Stop não funciona o problema pode basear-se apenas nas condições necessárias ao seu funcionamento, o que por norma implica uma solução simples.

O que fazer quando o Start/Stop não funciona como deve ser
Veja-se livre das dores de cabeça que o sistema lhe pode trazer.

O sistema Start/Stop veio poupar muito dinheiro a muitos condutores, mas por vezes este pode não fazer o seu trabalho como deve ser e quando tal acontece, é preciso saber o que fazer. Por norma, quando o Start/Stop não funciona corretamente, basta tomar algumas medidas para resolver o problema. No entanto, há sempre casos em que o melhor a fazer é ir à oficina tratar do assunto.
 
Note que há diferenças no sistema Start/Stop em carros com transmissão automática e transmissão manual. Por norma, toda a informação de que necessita acerca do sistema pode ser encontrada no manual de instruções, que deve sempre consultar.
 

Causas comuns

A maior parte dos automobilistas sente que o Start/Stop não funciona corretamente quando algumas das condições necessárias ao devido funcionamento do sistema não são cumpridas – isto incluindo condições normais de segurança como não ter o cinto posto, pois a falta destas impede o sistema de funcionar. O mau funcionamento pode vir na forma do motor não parar ou arrancar quando deve, ou arrancar por si só.
 
Por norma, a causa mais comum de problemas baseia-se na temperatura exterior. Se esta se aproximar do ponto de congelamento ou for superior a 30ºC, o sistema pode não funcionar, sendo que quando o motor não estiver à temperatura normal de funcionamento pode não parar quando é suposto.
 
A capacidade e a temperatura da bateria também são fatores a ter em conta, tal como o consumo de eletricidade no carro – ter o ar condicionado ligado, o telemóvel a carregar, o desembaciador e o rádio ligados podem não ajudar.
 
Quando o Start/Stop não funciona, melhor a fazer é certificar-se sempre que as condições referidas no manual de instruções são respeitadas. As referidas acima são apenas algumas das mais comuns.
 

O que fazer quando nada resulta

Por vezes o sistema Start/Stop não funciona apesar de estar tudo bem. Nestes casos em que o problema simplesmente não o larga, o melhor a fazer é desligar o sistema e aguardar até poder ir à oficina ver o que se passa. Pode-se tratar de um simples defeito no seu sistema, ou de algo mais grave.
 
Há muitos condutores que se limitam a desligar o sistema pois este, apesar de ajudar a poupar combustível e a reduzir as emissões de CO2, também aumenta o desgaste, o que também tem os seus problemas associados. Deve ponderar bem qual a decisão mais económica para si.


Veja também: