Pedro Geraldes: "Nos TED e TEDx não se diz que as pessoas têm de agir. Mostram-se casos de quem agiu"

Em entrevista ao E-Konomista, Pedro Geraldes, um dos organizadores do TEDxPorto, explica as principais razões do sucesso do TEDx na cidade do Porto e lembra porque não podemos perder a edição de 2018.

Pedro Geraldes:
Evento na Invicta é considerado um dos melhores do mundo

A próxima edição do TEDx na cidade do Porto é já no próximo dia 14 de abril, na Casa da Música. Sob a égide do tema “É Natural”, o evento chama à Invicta 17 oradores de renome que vão abordar a temática aplicada às áreas da saúde, tecnologia, marketing, física, arte, entre outros. Para além das palestras propriamente ditas, está ainda agendado um conjunto de performances e de workshops.

Pedro Geraldes, um dos principais organizadores do evento, deu uma entrevista ao E-Konomista, recordando algumas das razões que fazem do TEDx Porto um dos melhores do mundo.

TEDx Porto: E-Konomista entrevista Pedro Geraldes

Na cidade do Porto organizam todos os anos um TEDx que já é considerado um dos melhores do mundo. Qual é o segredo deste sucesso?

Não é bem um segredo. Acredito que o motivo é a forma cuidada como pensamos e definimos cada elemento do evento, desde a exigente seleção dos diferentes oradores e performers, até às coisas mais simples como, por exemplo, a definição das dinâmicas do almoço e coffee-breaks, passando pelo design do palco e espaços envolventes, ou as experiências que os parceiros criam para os mais de 1000 participantes.

Desenhamos assim uma experiência imersiva, que começa antes do evento, através de teasers e acções que lançamos, especificamente ligadas ao tema da edição, e que se prolonga até os participantes saírem do evento, após a última palestra.

Os oradores são cuidadosamente selecionados em função dos temas: procuramos pessoas com ideias fortes, inovadoras, capazes de mudar o mundo e/ou as nossas mentalidades, muitas vezes o mais difícil de alcançar. Está também sempre associado um processo de preparação destes oradores em forma e conteúdo, ajudando-os a partilhar a sua ideia com enorme impacto.

Acreditamos que é este conjunto de dinâmicas, tematicamente interligadas, que leva a que as pessoas absorvam os diferentes conteúdos de uma forma profunda e avaliem depois o evento com uma pontuação excepcional, fazendo com que o TED nos referencie recorrentemente.

TEDX-Porto-Women

Na edição deste ano, “É Natural”, quais são os principais destaques do TEDxPorto?

Para esta edição, mais uma vez, os destaques são dados a quem estará em palco. Ao nível dos oradores, o cerne do evento, teremos palestras sobre quase todas as áreas da nossa sociedade, como a saúde, a tecnologia, o marketing, a física, a arte, entre outros. Todos são profissionais nacionais e internacionais de enorme reconhecimento nas suas áreas de atuação.

Pelo carácter distintivo dos temas que irão abordar, destaco o Joah Santos, marketeer que ficou conhecido por criar a estratégia de marketing “Point of View/ P.O.V.: Purpose | Ownership | Value/Vision”, a Moon Ribas, uma artista avant-garde catalã e ativista cyborg conhecida pelo desenvolvimento do sentido sísmico através de um sensor implantado no seu corpo, o Alexandre Quintanilha, professor e investigador que estudou os mecanismos biofísicos e bioquímicos associados ao stress fisiológico, a Alexandra Oliveira, reconhecida pela investigação etnográfica sobre prostituição de rua que deu origem à publicação “Andar na vida: prostituição de rua e reação social”, Joaquim Poças Martins, engenheiro e professor que tem refletido sobre questões relacionadas com o problema da água e da sua escassez, ou a Debra Kamin, jornalista do New York Times que tem escrito extensivamente sobre o turismo no Ruanda moderno. E estou apenas a referenciar 6 dos 17 oradores/temas que teremos em palco.

Para além dos oradores, é importante destacar as quatro performances, que irão criar momentos de descontração, essenciais para compensar a intensidade das palestras.

Não poderia terminar esta resposta sem também destacar o humor inteligente do Nilton que, após cada painel de oradores, sobe ao palco e resume as palestras com um humor e mordacidade inigualável.

TEDX-Porto-Women

Quem sai do evento sairá diferente? De que forma?

Sai com uma enorme vontade de criar um impacto mais positivo na sua vida e na dos outros. Sai inspirado pelas histórias que ouviu e pelos projectos que conheceu, e leva a vontade de fazer mais, e melhor, na sua vida pessoal e profissional. Sai com motivação e inspiração, mas com base em histórias e projectos concretos.

Os participantes, ao ouvirem exemplos de quem conseguiu com esforço, dedicação e arte fazer coisas excepcionais, mudar vidas e comunidades, saem com a noção de que os projectos e sonhos que têm guardados na prateleira, também se podem concretizar.

E face ao histórico das últimas edições do TEDxPorto, sabemos que muitas dezenas de antigos participantes tiveram a coragem de arriscar.

 

Em 2018 há um dia extra de evento, repleto de workshops com temas tão diferentes como mudar o mundo, humor, bonsais e Sketching. Porque diria que todos devem participar?

Este dia é uma forma de aumentarmos a ligação dos participantes ao tema, em diferentes áreas de atividade, fomentando ainda mais o espírito de vivência do dia seguinte, o do evento propriamente dito. O “É Natural?” é uma questão transversal a todas as áreas e, consoante os interesses particulares de cada pessoa, podem escolher o workshop que mais lhes interessar.

Os workshops serão dados por profissionais de relevo das mais diferentes áreas, sendo a grande maioria dados por ex-oradores do TEDxPorto. Haverá ainda alguns que serão dados por marcas parceiras, que irão focar o que é ou não natural em temas como a gestão da nossa marca pessoal, a prototipagem criativa ou o envelhecimento da nossa pele.

A qualidade dos workshops é um motivo irresistível, mas também os preços face à enorme qualidade dos formadores e temáticas (5€ para a generalidade dos workshops, e gratuito para os ministrados pelas marcas parceiras).

 

Quem compra um bilhete para o TEDxPorto tem na mão a chave para…?

… levar uma injeção de novas ideias, de novos conhecimentos, que pode e deve transportar para transformar positivamente a sua vida, e a das pessoas que o rodeiam.

 

Surgiram boas ideias e projectos do TEDxPorto Award 2018? Já há vencedores escolhidos?

O vencedor será escolhido e revelado no evento, pelo que fica aqui o mote para assistirem e visitarem as nossas redes e website, ficando assim a saber quem ganhou.

Surgiram excelentes ideias e projectos, que surpreenderam pela forma como entenderam o desafio, que era a valorização do impacto que cria ou pode vir a criar na comunidade local, mas também nacional. O impacto nas diferentes comunidades é o grande objectivo dos eventos TEDx e, com este prémio, conseguimos amplificar o nosso.

Sei que quando virem o anúncio do vencedor, vão entender na perfeição o que digo.

TEDX-Porto-Women

Na sua perspectiva o que é que faz com que as conferências TED sejam o sucesso que são e tenham o reconhecimento que têm?

Os factores diferenciadores são, sem dúvida, o formato do evento e tipo de conteúdos que são colocados em palco.

Relativamente ao formato, a cadência com que os eventos são desenhados, entre as palestras e as pausas, tudo perfeitamente interligado e em harmonia com o tema, cria o ambiente imersivo referido anteriormente, tornando as típicas 10h de um dia de evento, em 10h de total imersão.

No que diz respeito ao conteúdo, é potenciada que a motivação e a inspiração que as pessoas levam do evento seja assente em casos concretos.

Nos eventos TED e TEDx não se diz que as pessoas têm de agir. Mostram-se casos de quem agiu, permitindo que as pessoas da audiência se sintam contaminadas por esses casos. Que se possam agarrar a histórias que têm um início, princípio e fim, histórias que revelam sucessos e insucessos, histórias de quem ousou ir mais longe e a ideias de quem está a contribuir para a melhoria das nossas condições de vida.

Os 15 minutos de cada palestra são a síntese de muito conhecimento de cada orador, como doses de pura energia para também nós impactarmos, de forma positiva, o nosso meio.