PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Tudo sobre teste de gravidez

As prateleiras dos supermercados e farmácias estão cheias de testes de gravidez e com preços muito diferentes. O que difere de uns para os outros?

Tudo sobre teste de gravidez
Conheça os tipos de testes, preços e saiba como usar!

Neste artigo fazemos-lhe uma espécie de visita guiada pelos testes de gravidez para que, quando se quiser certificar da chegada de um novo membro da família, faça uma escolha devidamente informada!

O chamado “teste caseiro” de gravidez é aquele que pode ser comprado em qualquer farmácia ou supermercado. Estes testes são quase sempre fiáveis, exigindo apenas que o teste seja realizado após o atraso menstrual, uma vez que, quando realizado antes, pode dar um resultado de falso negativo.

Os testes de farmácia medem a quantidade da hormona beta HCG na urina, hormona essa que só é produzida quando a mulher está grávida. Desta forma, estes testes são bastante fiáveis e fáceis de fazer, mas quando realizados cedo de mais e a quantidade da hormona ainda não é significativa, podem induzir em erro no resultado.

Estão disponíveis para venda versões do teste que apenas lhe indicam se está grávida ou não grávida, mas também existem outros testes de gravidez mais completos que conseguem até indicar aproxidamente de quantas semanas de gestação se encontra a mulher grávida.

Dependendo da complexidade do teste (indicação ou não da semana de gestação)  e da marca de laboratório, estes testes podem ir desde os 7€ até aos 20€. Podem ser comprados online, em farmácias, parafarmácias ou até mesmo em alguns supermercados.

Nenhum teste é, no entanto, tão fiável quanto a análise sanguínea. Assim que o teste de compra der positivo, corra para o médico e faça esse exame para confirmar a chegada de bebé!
 

Quando fazer o teste de gravidez

Os testes de gravidez podem ser realizados a partir do primeiro dia de falta da menstruação. No entanto, mesmo que o resultado do primeiro teste seja negativo e caso a menstruação persista atrasada associada com outros sintomas de gravidez, deve repetir um novo teste em três a cinco dias, altura em que a hormona beta HCG já se encontrará no organismo em maiores quantidades.


Como fazer

A utilização deste tipo de testes de gravidez é muito fácil: basta urinar diretamente para a fita da urina do teste ou urinar para um copo ou recipiente limpo e colocar de seguida a fita do teste em contato com a urina por alguns segundos, retirando de seguida. O resultado geralmente aparece cerca de um a cinco minutos depois.

É sempre preferencial utilizar a urina da manhã uma vez que esta é a mais concentrada do dia e aquela que conterá maior quantidade da hormona beta HCG. No entanto, várias mulheres afirmam ter realizado o teste em qualquer altura do dia e mesmo assim alcançado o resultado correto.


Interpretar os resultados

A interpretação dos resultados do teste caseiro de gravidez é também muito fácil e intuitiva:

  • Duas riscas: resultado positivo, confirmando a gravidez;

  • Uma risca: resultado negativo, indicando que não existe gravidez ou que ainda é muito cedo para a detetar;

De recordar que existem casos de falso negativo, isto é, apesar do resultado ser aparentemente negativo, quando um novo teste é feito após cinco dias, o resultado passa a positivo.

No caso de voltar a repetir o teste, dar negativo e mesmo assim não ter a menstruação deve excluir a possibilidade de gravidez, mas deve marcar uma consulta com o seu ginecologista para perceber o motivo do atraso.

Veja também: