5 motivos para começar já a tomar banho de água fria

Não consegue tomar banho de água fria? Esqueça os calafrios! A sua saúde sai a ganhar com este hábito.

5 motivos para começar já a tomar banho de água fria
Esqueça o choque térmico: a sua saúde agradece

Sabia que tomar banho de água fria traz inúmeras vantagens ao seu organismo? Segundo o estudo de um grupo de investigadores do Centro Médico Académico da Universidade de Amesterdão, na Holanda, as pessoas que passam por água fria depois do banho conseguem recuperar de forma mais rápida dos sintomas gripais.

De acordo com o mesmo estudo, cerca de 64% dos participantes decidiu continuar a passar-se por água fria depois do banho dito “normal” porque sentiam um aumento considerável dos níveis de energia. Ainda tem dúvidas quanto às vantagens de tomar banho de água fria? Nós compilamos as melhores razões para começar o dia com um duche “refrescante”.

5 motivos para tomar banho de água fria

1. Ajuda a combater a depressão e ansiedade

De acordo com um estudo publicado na Medical Hypotheses, tomar banho de água fria liberta uma grande quantidade de impulsos elétricos que, ao chegarem ao cérebro, produzem um efeito anti-depressivo. Outros estudos garantem que a água fria ajuda a diminuir os níveis de stress e ansiedade.

2. Melhora a circulação sanguínea

A água fria é responsável pelo aumento do fluxo sanguíneo e, por isso, ajuda a regular a pressão arterial. De acordo com um estudo de 2014, o choque térmico ajuda a despertar os sentidos do corpo humano e “liberta” a mente.

3. Aumenta o desempenho desportivo

Para quem pratica exercício físico, tomar banho de água fria pode ser um dos “truques” para que os músculos recuperem mais rapidamente e de forma eficaz.

4. Aumenta a tolerância à dor

Segundo as conclusões de um estudo publicado no North American Journal of Medical Sciences, tomar banho de água fria ajuda mesmo a produzir endorfinas que potenciam o combate e a resistência à dor.

5. Ajuda a emagrecer

Sim, leu bem. Um banho de água fria promove a produção da “gordura castanha”, a chamada “gordura saudável”, que rapidamente é transformada em energia e calor. De acordo com o estudo do National Institutes of Health, o organismo queima mais calorias quando é sujeitado a temperaturas mais baixas, já que tem de gastar mais calorias para conseguir regular a temperatura do corpo.

Não ficou convencido? Saiba ainda que tomar banho de água fria ajuda a manter a pele saudável e torna os cabelos mais brilhantes e sedosos (o calor da água quente pode danificar e desidratar o seu cabelo). Agora é tempo de criar novos hábitos: não há choque térmico que resista a esta lista!

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