Tonsser: a app para jovens promessas do futebol

A Tonsser é o “agente” da próxima geração. Conheça a app criada para os jovens jogadores de futebol.

Tonsser: a app para jovens promessas do futebol
Uma forma diferente de chegar ao topo

Alemanha, França, Noruega, Suécia, Bélgica… A Tonsser tem conquistado inúmeras promessas do mundo do futebol pelo mundo fora e promete não ficar por aqui.

No total, esta app conta com cerca de 400 mil utilizadores registados – número que tenderá a aumentar nos próximos meses. O grande objetivo da Tonsser? Descobrir a próxima grande estrela do desporto-rei.

Tonsser: uma app para futuros futebolistas

A Tonsser é uma app criada para os craques “do amanhã”. Com esta app, cada utilizador pode criar o seu perfil pessoal, partilhar fotografias ou vídeos, adicionar estatísticas de diversos encontros ou equipas e seguir outros clubes ou jogadores. É tipo uma combinação do Instagram, do LinkedIn e do Football Manager.

O objetivo passa por oferecer mais transparência à indústria do futebol e permitir que o talento possa ser descoberto rapidamente em vez de ficar estagnado à espera de um olheiro.

“Quando eu era pequeno e jogava futebol em Vadum, uma pequena cidade no norte da Dinamarca, o máximo a que podia ambicionar se fizesse um bom jogo ou marcasse um golo era a aparecer no jornal local. Depois a minha mãe recortava a notícia, guardava-a e já estava”, sublinhou Peter Holm, um dos cofundadores e CEO da Tonsser.

“À semelhança de outros jovens jogadores de futebol, o que eu mais queria era ser notado e ter a possibilidade de demonstrar o meu futebol e os meus feitos à audiência certa, como os meus oponentes, colegas de equipa, treinadores, olheiros e talvez um futuro clube. São esses que interessam”, acrescentou.

Cada jogador pode dar a nota que quer a si próprio? Não, claro que não. As estatísticas que cada jogador recebe no final de cada jogo dependem sempre da nota dada por outros jogadores que possuam a app e ainda por um grupo de olheiros pertencentes à própria Tonsser para que tudo seja muito mais transparente.

De entre todas as apps de futebol, esta tem chamado a atenção de imensos investidores e ainda de marcas e clubes bastante conhecidos. Recentemente, a Nike questionou a Tonsser sobre os jogadores mais promissores da Dinamarca com idades compreendidas entre os 16 e os 21, enquanto o Ajax questionou os donos da app sobre possibilidade de utilização da aplicação para encontrar talentos escondidos.

A Tonsser ainda não está disponível em Portugal, mas o mais provável é que não seja preciso esperar muito para que tal aconteça.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.