18 tradições de ano novo um pouco por todo o mundo

Superstição ou não, há momentos em que mais vale mesmo não facilitar. E para que 2017 seja um ano de sucesso, descubra as tradições de ano novo que não pode quebrar.

18 tradições de ano novo um pouco por todo o mundo
Demos a volta ao mundo à procura das tradições mais importantes

Além dos habituais jantares e reuniões de amigos e família, existem muitas e diferentes tradições de ano novo, sejam de origem religiosa ou pagã. Um pouco por todo o mundo, existem costumes tão diferentes e variados, desde comer feijão frade ou despejar baldes de água pela janela. Mas todas estas tradições de ano novo têm um objetivo em comum: atrair boa sorte para o ano que se avizinha. 


Tradições de ano novo à volta do mundo


Portugal

Em Portugal, a utilização de roupa interior azul promete sorte para o ano seguinte. Além disso, os portugueses gostam de fazer barulho na noite de passagem de ano, atirando loiça pela janela ou batendo com as tampas das panelas. Sem esquecer que se devem comer 12 uvas passas à meia-noite, em cada uma das 12 badaladas.



Espanha

Assim que o relógio toca a primeira badalada da meia-noite, deve comer 12 uvas passas para trazer boa sorte para o novo ano.



Bolívia

Ao preparar um bolo para a passagem de ano, coloque algumas moedas misturadas com o preparado. Quem as encontrar terá muita sorte no ano seguinte.



Filipinas

Esta é uma das tradições de ano novo menos conhecidas, mas igualmente interessante: nas Filipinas come-se comida redonda, a simular a forma das moedas, para atrair saúde e boa sorte para os próximos tempos. 



México

O fogo de artifício que enche de luz o céu à meia-noite oferece proteção contra espíritos malignos.



Chile

Comer uma colher cheia de lentilhas ao soar das doze badaladas vai trazer-lhe grandes e bons momentos para o novo ano.



Holanda

Na Holanda é tradição fazer pequenas fogueiras e pequenos fogos de artifício como forma de deixar de lado as coisas velhas e receber de braços abertas tudo o que o novo ano tem para oferecer.



Estónia

Os mais gulosos vão gostar desta tradição de ano novo: manda a tradição que se comam sete refeições no Dia de Ano Novo para um ano cheio de força e energia.



Cuba

Encha um balde com água e à meia-noite despeje-o pela janela. Estranho? Não para os cubanos que acreditam que é a melhor maneira de se livrarem das más recordações e das experiências desagradáveis do ano que termina.



Suíça

Despejar gelado pelos passeios na rua é uma boa forma de atrair abundância e boa sorte para o próximo ano. Não custa nada tentar…



Japão

Os budistas acreditam que um novo ano é uma boa altura para limpar a alma e encontraram uma tradição que representasse isso mesmo: em todos os templos do país os sinos devem tocar 108 vezes.



Dinamarca

Esta é uma das tradições de ano novo mais divertidas: partir pratos para trazer boa sorte. Quem está connosco?



Rússia

Escreva um desejo num papel e queime-o. As cinzas devem depois ser colocadas num copo de champanhe e bebidas. Caso contrário o desejo de ano novo não se realiza.



Brasil

Peça um desejo e atire flores para a água. Uma tradição simples, mas que os brasileiros adoram, bem como os turistas.



Alemanha

O chucrute é uma conserva de repolho fermentado e bastante consumido principalmente nesta época para abençoar quem o come.



Polónia

Barrar janelas e maçanetas com alcatrão é a forma que os polacos encontraram de afastar os maus espíritos de suas casas.



Irlanda

Atirar fatias de pão contra a parede é uma tradição de ano novo na Irlanda como forma de afastar os maus espíritos e convidar a boa sorte a entrar nas suas vidas.



EUA

Comer feijão frade é a forma que os Americanos, principalmente do Sul, encontraram para atrair boas energias na mudança de ano.
 
Saltar de uma cadeira com dinheiro na mão ou ainda dar um mergulho gelado no mar, são algumas das tradições de ano novo que se observam também em Portugal. Deixamos ainda mais algumas dicas para que no novo ano tudo corra sobre rodas:
  • Antes da celebração pode fazer a cama com lençóis novos para ter boa sorte no amor
  • Usar roupa interior nova para atrair o amor e a sorte
  • Simbologia das cores da roupa interior: o azul traz boa sorte, o vermelho sucesso amoroso, o amarelo garantias económicas, o branco paz, o verde saúde e o castanho melhora a carreira profissional – escolha o que preferir
  • Aconselha-se também a passar o réveillon com dinheiro nos bolsos, porque se eles estiverem vazios esse estado pode prolongar-se durante o ano
  • Convém brindar sempre com álcool e nunca com água, seguindo a ideia antiga do álcool trazer vitalidade e saúde, como símbolo da vida. Feliz ano novo!

Veja também: