Tripas à moda do Porto: história e receita

Se não sabe por que os portuenses são também apelidados de tripeiros, conheça aqui toda a história e a receita de um prato cheio de tradição.

Tripas à moda do Porto: história e receita
História e receita de um prato icónico

As tripas à moda do Porto são um prato tradicional da cidade invicta, servido na maioria dos restaurantes portuenses hoje em dia, mas que remonta já à época dos Descobrimentos.

Segundo a lenda, o Infante D. Henrique terá pedido aos habitantes da cidade do Porto que disponibilizassem todas as carnes e outros produtos alimentares que pudessem para abastecer as naus que viajariam pelos mares do mundo. As longas viagens marítimas exigiam grandes abastecimentos e as gentes do Porto sacrificaram-se em prol do sucesso dos navegadores.


Tripas à moda do Porto: sabor, tradição e história

A população, privada das carnes, ficará apenas com a miudezas - como as tripas - e foi com elas que inventaram uma receita para aproveitar os pouco recursos de que dispunham. O sucesso da receita foi tão grande que se tornou num prato icónico da cidade do Porto, de tal modo que até os seus habitantes passaram a ser chamados de tripeiros.

A receita é confecionada com regularidade nas famílias do Porto, por vezes até associada a momentos festivos. Nos restaurantes da invicta, é fácil encontrar e deliciar-se com um excelente prato de tripas à moda do Porto.

De seguida, fica a receita original para que possa testar esta iguaria em sua casa.
 

Tripas à moda do Porto

Ingredientes
1,5kg tripas, folho e favos de vitela
150g presunto
1 orelha de porco
1 mão de vitela
1 chouriço
1/2 frango
2 cebolas
1 lata feijão branco
4 cenouras
1 folha de louro
100g banha de porco
1 ramo de salsa
1 limão
Sal e cominhos q.b.


Modo de preparação
1. Em primeiro lugar, lave muito bem as tripas, folhos e favas, esfregando com sal e limão e deixadas em água com rodelas de limão até ficarem brancas.
2. De seguida, coza todas as carnes. Coza também as cenouras.
3. Noutro tacho, derreta a banha e aloure a cebola picada com a folha de louro.
4. Junte ao refogado todas as carnes partidas em pedaços, a lata de feijão, as cenouras cozidas é um pouco de caldo de carne (pode ser a água de cozedura das carnes), e tempere tudo com sal e cominhos.
5. Deixe as tripas a cozinhar durante cerca de 25 minutos.
6. Sirva numa terrina e polvilhe com salsa picada.

As tripas são tradicionalmente servidas com arroz branco ou arroz do forno. Bom apetite!

Veja também: