15 truques de cozinha que não conhecia

Ajudar a descascar ovos, impressionar os amigos, proteger melhor os ingredientes… Há segredos e truques de cozinha que ainda não conhece.

15 truques de cozinha que não conhecia
Estas dicas vão ajudar a diminuir o tempo que passa na cozinha

Deixe-se impressionar por estes 15 truques de cozinha, pois a probabilidade de dizer um par de vezes “Como é que eu nunca pensei nisto?” é grande. Tome nota de todas as dicas e da próxima vez que for para a cozinha, ponha-os em prática.

15 truques de cozinha infalíveis


Ovo dourado

Abane um ovo cru durante um minuto e depois coza-o. A gema vai ficar misturada com a clara e o resultado final é um ovo dourado (ou amarelo, vá).

Sanduíche de gelado

Aqueça uma faca e use-a para cortar uma fatia (literalmente) de gelado. Depois só tem de a colocar entre duas bolachas e tem uma sanduíche de gelado.

Menos desperdícios

Truque 1: Quando estiver a cortar queijo de uma barra, corte ainda com o queijo dentro da embalagem. Depois pode retirar o queijo do plástico e usar essa parte para fechar melhor o queijo que resta. Este é um truque de cozinha que o vai fazer deitar fora menos queijo estragado.

Truque 2: Tem algumas ervas aromáticas que já estão meias murchas? Não precisa de as deitar fora. Basta colocá-las num tabuleiro de gelo e preencher o resto do espaço com azeite. Depois de congeladas só tem de juntar a uma massa ou a uma salada e tem um molho instantâneo e saudável.

Truque 3: Quem nunca sofreu com a quantidade de Nutella que fica no frasco? Este truque de cozinha soluciona esse chocolate desperdiçado. Aqueça leite e verta para dentro do pote. Deixe amolecer e vá mexendo até ficar com um ótimo chocolate quente.

Rolo da massa improvisado

É daquelas pessoas que só se lembra que não tem um instrumento quando precisa dele? Se já ficou a meio de uma receita por não ter um rolo da massa, não volte a passar pelo mesmo. Use uma garrafa de vinho porque o efeito é o mesmo.

Pizza sempre boa

Fez pizza ao almoço e sobrou para o jantar? Não gosta de pizza aquecida no micro-ondas porque o sabor e a textura ficam muito estranhos? Então aqueça as fatias que sobraram numa frigideira. Este truque de cozinha vai salvar-lhe muitas fatias de pizza e muitas desilusões.

Corte mais fácil

Há tarefas difíceis numa cozinha e uma delas é cortar tomates cherry ao meio. Se os colocar entre dois pratos eles ficarão imóveis e será mais fácil passar a faca e cortá-los todos de uma só vez.

Maionese mais saudável

Sabia que se juntar creme azedo com uma gema de ovo cozido e uma colher de mostarda fica com uma alternativa mais saudável à maionese?

Legumes frescos por mais tempo

Quer um truque para os legumes aguentarem mais tempo? Se embrulhar os brócolos e o aipo em papel de alumínio eles duram mais no frigorífico. Além disso, se guardar as batatas junto das maçãs, não nascem nenhuns rebentos.

Quer que o abacate que sobrou não oxide? Guarde-o juntamente com um bocado de cebola ou polvilhe-o com vinagre de sidra. Ambos os truques de cozinha são eficazes.

Fruta mais doce

Gosta de ananás mais doce? Guarde-o de cabeça para baixo. Assim ele vai ficar maduro mais rapidamente – e mais doce, claro.

Ovos descascados num instante

Faça um furo com um pionés no fundo de um ovo antes de o cozer. Este truque de cozinha vai facilitar a sua vida no momento de descascar o ovo.

Formas à medida

Quer fazer uma tarte mas não tem uma forma do tamanho desejado? Use papel de alumínio para fazer uma parede amovível e tem uma forma do tamanho que lhe der mais jeito.

Veja também: