2 truques para usar melhor a máquina de secar

A atividade de passar a ferro é das mais maçadoras nas lides domésticas. Saiba como usar a máquina de secar para poupar tempo na hora de passar a ferro.

2 truques para usar melhor a máquina de secar
Dê descanso ao ferro de passar

Pensamos muitas vezes que a máquina de secar traz muita despesa e até evitamos o seu uso. Contudo, há que aprender a usá-la para que ela se torne numa forma prática de poupar e não de gastar. Passar a ferro uma montanha de roupa pode ser igualmente ou até mais dispendioso do que usar a máquina de secar; o ferro consome muita energia, principalmente se insistirmos em passar a ferro roupa que não precisava de estar na pilha de peças para passar e já podia estar impecavelmente arrumada.


Máquina de secar: uma máquina de vapor poderosa


Dobrar a roupa antes de a deixar arrefecer

Em primeiro lugar, é essencial conhecer bem a sua máquina de secar. Não arrume o manual de instruções num sítio onde nunca mais se lembra dele, ou onde seja difícil ir consultá-lo. Use o programa correto para cada tipo de roupa e retire a roupa da máquina logo após o término do programa. As máquinas que emitem um som no final do programa são bastante práticas, porque nos chamam a atenção. Mas se a sua máquina não tem essa função, conheça os tempos de cada programa e defina um alarme no seu telemóvel. Se retirar a roupa da máquina ainda quente e a dobrar imediatamente, perceberá que, na maior parte dos casos, as peças dispensarão o passar a ferro. Ao fazer isto, estará a poupar imenso tempo e dinheiro.



Um pano molhado resolve os piores vincos

Mesmo usando o truque anterior, notará que algumas peças apresentam vincos que são difíceis de retirar e que, à partida, pensa que só o seu ferro o conseguirá fazer. O nosso segundo truque consiste em colocar as peças que estejam mais engelhadas na sua máquina de secar, juntamente com um pano molhado. Ponha a máquina de secar a funcionar durante cerca de 15 minutos e, no fim, retire a roupa e sacuda-a bem. A humidade do pano, com a temperatura do programa de secar, transformar-se-á em vapor dentro da sua máquina e isso ajudará a eliminar os vincos mais difíceis. Este truque elimina vincos e muitas dores de cabeça.

Ao usar estes dois truques, notará que a sua roupa fica impecável para ser arrumada e usada. Assim, estará a poupar tanto tempo como dinheiro, e ainda evitará as tradicionais dores de costas de quem passa muito tempo a passar a ferro. Aproveite o tempo que lhe vai sobrar para se dedicar a outras atividades que lhe trazem mais prazer do que passar a ferro.

Veja também: