5 truques para limpar o ferro de engomar

Reunimos alguns truques caseiros para limpar o ferro de engomar. Saiba quais.

5 truques para limpar o ferro de engomar
Diga adeus à sujidade acumulada no seu ferro de engomar

Com o passar do tempo o seu ferro de engomar vai acumulando sujidade, tanto no interior como na base. O interior já lhe dissemos como limpar. E portanto agora falta o exterior, mais concretamente, a base. Uma base limpa é essencial, até porque essa sujidade acumulada pode manchar as suas roupas. Para evitar que isso aconteça reunimos alguns truques para limpar o ferro de engomar.


Como limpar o ferro de engomar?


Sal, uma folha de papel e um pano húmido

Sim, leu bem. Estes três itens podem ser a solução para limpar o seu ferro de engomar. E é disso mesmo que precisa: sal, uma folha de papel e um pano húmido. O processo é muito simples, basta que espalhe sal (uma quantidade generosa) sobre a folha de papel e passe o ferro de engomar quente sobre essa folha duas ou três vezes. Depois, desligue o ferro e deixe arrefecer. Quando estiver frio limpe com o pano húmido. Ao passar o ferro quente sobre o sal, a sujidade vai ficando agarrada, sendo depois removida quando passa o pano húmido.



Detergente e água morna (para bases revestidas com teflon)

Antes de limpar o seu ferro deve sempre ler o manual de instruções para perceber quais são as características do seu equipamento. Caso a base do seu ferro seja revestida com teflon pode usar esta técnica. Só precisa de um pano húmido, detergente da loiça e água morna. O ferro deve estar morno e desligado. Depois só precisa de enxaguar o ferro com o pano húmido e detergente. Nos orifícios, caso estejam entupidos, pode usar cotonetes.  



Bicarbonato de sódio (para as outras bases)

Caso a base do seu ferro de engomar não seja revestida com teflon, pode limpar o ferro com bicarbonato de sódio. Só precisa de misturar o bicarbonato com água e esfregar suavemente com a parte macia de uma esponja. No fim é só limpar com um pano húmido.  



Vinagre

O vinagre é usado para limpar muitas coisas e até o ferro de engomar pode ser incluído na lista. Eis o que precisa de fazer: misture a mesma quantidade de água e vinagre e depois, com uma esponja macia, limpe a base do ferro. No fim, limpe com um pano macio e húmido, para retirar os restos da mistura.



Pasta dos dentes

É simples: só precisa de esfregar suavemente a base do ferro de engomar (que deve estar morno) com a parte macia de uma esponja ou um pano com a pasta dos dentes até remover as manchas. Este truque para limpar o ferro de engomar é muito usado em ferros com base metálica.



Ferros limpos e brilhantes

Com truques simples e muito baratos pode dizer adeus às manchas e à sujidade acumulada na base do seu ferro. Se preferir, pode sempre recorrer a uma das várias alternativas existentes no mercado. Ao seu dispor tem inúmeros produtos indicados para este efeito. É importante não esquecer que seja qual for o método escolhido, antes de o fazer deve sempre ler o manual de instruções do seu ferro para garantir que o limpa adequadamente.  

Veja também: