7 Truques para pesquisar melhor no Google

Há vários truques para pesquisar no Google que o podem ajudar a filtrar e a encontrar os melhores resultados. Quantos é que já conhece?

7 Truques para pesquisar melhor no Google
Aprenda a melhorar as suas pesquisas!

Quantas vezes é que utilizada o Google num dia? Há milhões de pessoas por todo o mundo, neste preciso momento, a utilizarem o Google em busca de tudo e mais alguma coisa. E algumas delas acabam por não encontrar nada porque não conhecem as melhores formas e os melhores truques para pesquisar no Google… Não quer ser uma dessas pessoas, pois não? Até porque estes truques são bastante fáceis e não exigem grande trabalho!
 

7 Dicas de pesquisa no Google

 

1. Foque-se nas palavras-chave

Imaginemos que pretende procurar um serviço, um produto ou um local numa localização específica, como por exemplo, uma padaria em Lisboa. Para pesquisar no Google basta escrever as palavras Padaria Lisboa. E ele vai dar-lhe uma lista com todas as padarias que existem em Lisboa.

 

2. Adeque as palavras à internet

Calma, não é nada complicado! Aquilo que lhe é pedido é que consiga adequar as palavras à internet, ou seja, em vez de escrever dói-me a cabeça, escreva dor de cabeça. Esta última pesquisa tende a ser o mais indicado para encontrar algum conteúdo uma vez que é o mais parecido com o título de algum artigo.

 

3. Utilize aspas

Ao utilizar aspas está a dizer ao Google para procurar a expressão exata que se encontra dentro dessas aspas. Isto é, se pesquisar no Google por “Fernão Pinto” com aspas no início e no final da expressão, o Google vai ignorar resultados com Fernão Mendes Pinto.

 

4. Procurar dentro de um site específico

Sabia que podia procurar um conteúdo qualquer dentro de um site específico? Basta escrever recibos verdes site:e-konomista.pt. Os resultados podem ser surpreendentes!

 

5. Procurar por um ficheiro específico

Tal como o caso do site, também pode pesquisar por um ficheiro específico. Escreva futebol filetype:ppt e verá que a pesquisa só irá apresentar ficheiros powerpoint.

 

6. Retire elementos da pesquisa

Aprenda a retirar elementos que não pretende ver na sua pesquisa. Por exemplo, gostava de procurar receitas saladas sem tomate? Escreva receita salada –tomates.

 

7. Utilize asteriscos

Esta opção é excelente para quem pretende procurar letras de músicas ou títulos de livros. E para muito mais! Para que servem os asteriscos? Para preencherem espaços onde deveria estar uma palavra, isto é, se pesquisar no Google por Fernão * Pinto irá ver imensos resultados sobre Fernão Mendes Pinto.
 

Outras dicas como esta na subscrição da nossa Newsletter


Veja também: