4 truques para poupar com um mealheiro

Poupar com um mealheiro pode não ser uma tática eficaz se não tiver cuidado. Para que tenha sucesso, estão aqui alguns truques a ter em conta

4 truques para poupar com um mealheiro
Aumente a quantidade que poupa

Poupar não é tarefa fácil. O dinheiro está sempre a voar para fora da carteira e por vezes é preciso adotar novas estratégias para o impedir. Umas dessas consiste em poupar com um mealheiro, mas mesmo assim pode ser fácil esquecer o mealheiro num canto. Para não ser tão duro, há certos truques que podemos utilizar.
 

4 truques para encher o mealheiro


Recorra ao mealheiro apenas quando cheio

Muitas pessoas recorrem ao mealheiro quando precisam de pagar alguma coisa e não têm dinheiro disponível na altura. Na realidade o que estão a fazer não é poupar com um mealheiro, é guardar dinheiro nele.

Recorra ao seu mealheiro apenas quando estiver cheio, e mesmo assim faça-o apenas para levar o dinheiro para o banco, ou para uma compra para a qual tenha estado a poupar.


Escolha o mealheiro certo

Hoje em dia existem à venda mealheiros com abertura fácil para se poder tirar o dinheiro sempre que se quiser. Isto contribui também para que este seja apenas uma forma de guardar dinheiro, e não de poupar. Compre um mealheiro que abra apenas quando for partido.

Além disso, deve escolher um mealheiro de que goste, um que o faça pensar duas vezes antes de o partir. Assim, vai ser mais fácil continuar a enchê-lo e vai ser mais difícil parti-lo para tirar o dinheiro. 
 

Não coloque apenas moedas pequenas

A maior parte de nós usa o mealheiro para colocar as moedas mais pequenas, enchendo-o assim de pequenos trocos. Ora, isto é errado pois ao colocar no mealheiro tudo o que está, por exemplo, de 20 cêntimos para baixo, estamos a dizer a nós mesmos que tudo acima dos 20 cêntimos pode ser gasto e não merece ir para o mealheiro.

Para melhor poupar com um mealheiro, o melhor é colocar tudo o que possamos, seja uma nota ou uma moeda pequena.
 

Crie uma rotina

Uma boa maneira de poupar com um mealheiro de forma contínua é criar uma rotina com o mesmo. Um exemplo será o de o tratar como o seu “mealheiro de estimação”, em que tem de o “alimentar” todos os dias, senão este passa fome. Todos os dias antes ou depois da refeição está na hora de colocar qualquer coisa no mealheiro.

Também pode, por exemplo, aceitar o desafio de colocar uma certa quantia até ao final do ano, ou pode apenas colocar lá o troco que recebeu depois de comprar o pão. O importante, é criar uma rotina para ir amealhando!
Água e Luz: 50% de Desconto em 3 meses >>
Veja também: