TV por cabo: ainda vale a pena?

TV por cabo: ainda vale a pena?

Seja bem-vindo ao futuro da televisão!

Será que a TV por cabo ainda vale a pena? Ou há melhores formas de se manter sempre a par das últimas novidades?

Com a recente chegada da Netflix a Portugal, demos por nós a perguntar se ainda valeria a pena manter a TV por cabo. Será que vale a pena estar a pagar por tudo o que a NOS, a MEO ou até a Vodafone oferecem? Será que o essencial e aquilo que nós procuramos não se pode arranjar noutros sítios e de formas bastante mais económicas? Ficámos a pensar e fomos perceber se ainda vale a pena ter TV por cabo.

Prós e contras

Durante muitos anos, a melhor forma de acompanhar os seus programas preferidos de televisão era através de uma subscrição de cabo ou satélite. Esses tempos já passaram, principalmente por causa da Internet. Importa, por isso, perceber se vale a pena continuarmos conectados ao cabo ou se é mais vantajoso ligarmo-nos a canais de streaming.

Para alguns, o sistema de cabo está arruinado há anos. A verdade é que uma só pessoa não vê todos os programas em todos os canais. Para sermos mais sinceros, cada pessoa vê apenas uma mão cheia de programas, bem selecionados e sabe a que horas e em que canais eles passam. O problema é que as empresas de cabo continuam a cobrar pelo pacote completo de canais e não se importam por aquilo que costuma ver ou deixa de ver…

Para além disso, e apesar de hoje em dia já existirem as gravações automáticas ou a possibilidade de “recuar no tempo”, os horários são definidos pela companhia. Ora, você não tem de ver o seu programa à hora que eles querem, pois não? Nem tem de ficar à espera que eles lancem, por exemplo, um novo episódio quando esse mesmo episódio já saiu há um ano, certo?

Contudo, se é daquelas pessoas que gosta de ver séries indiferenciadas, para ocupar tempo, para não se sentir sozinho ou para matar tempo no sofá, um serviço de cabo até pode ser vantajoso: permite que tenha acesso a uma vasta coleção de canais, sempre à disposição.

 

Alternativas

A verdade é que, hoje em dia, com os devidos conhecimentos é possível aceder à maior parte dos conteúdos sem ter de pagar por isso. Pode, por exemplo, ver futebol nos famosos canais desportivos portugueses na internet se encontrar os locais apropriados para isso. Mas tenha cuidado! Isto pode fugir aos campos da legalidade e se quer ser “Inácio” isso já é consigo.

Mas até mesmo para ver séries ou filmes já existem serviços que podem ser subscritos como a Netflix ou estas 4 alternativas grátis que temos para si.
 
A pergunta que fica no ar é: se a internet permite ver tudo o que quero porque devo eu gastar mais dinheiro na TV por cabo quando, regra geral, a tenho ligada num dos quatro canais portugueses? 
Se olharmos para os números, percebemos que os utilizadores de televisão por cabo têm diminuído enquanto os utilizadores de canais de streaming têm aumentado. Mas isso não significa que as boxes de cabo vão desaparecer.
Enfim, é uma questão de gosto, de analisar caso a caso e perceber o que é mais adequado ao uso que dá à sua televisão.


Veja também: