Uber vs. Táxi

A polémica entre a Uber e os taxistas portugueses está instalada. Quem leva a melhor no “combate” Uber vs. Táxi. Vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Uber vs. Táxi
Qual a melhor opção.

Uber vs. Táxi. O “duelo” continua e encontrou em Portugal mais um “palco”. Depois de China, Índia, Canadá, Brasil, França, Espanha e muitos outros pontos do globo onde a Uber operou ou opera, a polémica e “batalha” judicial entre a empresa norte-americana e os taxistas – em alguns países a atividade da Uber foi mesmo suspensa - também estalou em Portugal.

De um lado estão os taxistas alegando que a Uber não paga impostos ao Estado como as empresas de Táxi e não têm alvará ou licença para transporte público em veículos ligeiros de passageiros.
Do outro lado, a Uber alega que é uma plataforma de tecnologia que trabalha com empresas parceira já a operar em Portugal e com licença para transporte comercial de pessoas com motorista privado.

Entretanto, a ANTRAL - Associação Nacional dos Transportes Rodoviários e Automóveis Ligeiros interpôs uma providência cautelar ao Tribunal da Comarca de Lisboa contra a Uber. A resposta não deve demorar. Enquanto o “duelo” Uber vs. Táxi não termina, importa conhecer as vantagens e desvantagens de cada serviço, mas antes vamos entender melhor o que é a Uber.
 

O que é a Uber?

A Uber é uma empresa norte-americana, com sede em São Francisco. Atua em mais de três centenas de cidades de mais de 50 países, espalhados por todo o globo. A Uber é uma plataforma tecnológica que atua por geolocalização – app gratuita – e visa ligar, por smartphone, passageiros a motorista, através de parcerias com outras empresas. O processo é simples: acede à app e solicita o transporte.

Em Portugal, existem duas modalidades: o UberX – mais económica - e o UberBLACK – segmento de luxo. Cada uma tem uma tarifa base e depois paga ao minuto/KM. Antes da viagem pode saber uma estimativa do preço e decidir se avança ou não.
Não há qualquer troca de dinheiro entre passageiro e motorista, pois o valor da viagem é descontado diretamente na conta bancária que tem associada ao cartão de crédito ou pago por pay-pal. Posteriormente receberá um recibo por email e também pode solicitar fatura. No final da viagem, passageiros e motoristas são convidados a avaliar o outro. Os carros Uber não podem estacionar ou circular por locais exclusivos dos taxistas.

 

Uber vs. Táxi – vantagens e desvantagens

 

Uber

Vantagens:
  • Não tem de esperar que passe um táxi ou ser o primeiro a chamá-lo quando passam na rua, basta aceder à app e o motorista mais próximo vem ao seu encontro, indicando o tempo que demora a chegar e até a localização e percurso que faz até si. Também pode comunicar com o motorista;
  • Além de terem de cumprir uma série de requisitos determinados pela Uber, os motoristas são avaliados pelos passageiros, assegurando, desde logo que um mau motorista tenha más pontuações. Também os passageiros são avaliados, podendo os motoristas evitar os maus clientes;
  • Não necessita ter dinheiro consigo. Sendo seguro para motorista e passageiro. Pode ter uma estimativa do preço que vai pagar.

Desvantagens:
  • Noutros países já se registaram raros problemas em matéria de segurança, quer para passageiros como para motoristas;
  • O preço e facilidade de acesso ao serviço pode levar algumas pessoas a recorrer à Uber para distâncias pequenas em vez de ir a pé, gastando dinheiro desnecessário;
  • Estão mais suscetíveis ao trânsito porque não podem usar as vias exclusivas para “bus”.
 

Táxi

Vantagens
  • Atividade regulada e licenciada, sujeita a inspeções periódicas;
  • Possibilidade de circular por vias exclusivas;
  • Mais oferta.

Desvantagens
  • Preço normalmente mais caro;
  • Maior imprevisibilidade do cliente/taxista que vai encontra comparativamente com o modelo da Uber que dispõe de um ranking, criado através da avaliação dos passageiros/motoristas;
  • Nos dias e locais de maior afluência, se não estiver nenhum táxi fora de serviço na praça de táxis, é mais difícil encontrar um disponível. Terá de esperar ou deslocar-se para outro local a pé até encontrar um disponível.


Veja também: