Utensílios básicos de cozinha: o que não pode faltar

Saiba quais os utensílios básicos de cozinha que vai querer ter por perto.

Utensílios básicos de cozinha: o que não pode faltar
E então, tem tudo o que precisa na sua cozinha?

Quais são os utensílios básicos de cozinha?

As opiniões vão certamente dividir-se. Para uns serão umas coisas, para outros tantos serão coisas completamente diferentes. Aquilo que para uns pode ser indispensável para outros nem por isso. Mas certo é que há utensílios que são básicos e indispensáveis numa cozinha. Nós dizemos-lhe alguns deles.
 

Utensílios básicos de cozinha: tudo o que vai querer ter por perto

Quando falamos em utensílios básicos de cozinha, falamos naqueles que são indispensáveis para o dia-a-dia do seu lar. Aquilo que usa com frequência e que podem até tornar a sua vida na cozinha mais fácil e funcional. Ou seja, se não faz bolos, talvez não precise de uma batedeira, mas se tem mão para a pastelaria então esta não pode faltar. A lógica é esta. Mas ainda assim há algumas listas que podemos fazer. Ora veja.
 

1. Tachos e panelas

trem de cozinha

Pode não precisar de um trem de cozinha de 24 peças, mas vai sem dúvida precisar de alguns. Pode começar com pouco, como dois tachos e duas panelas, ambos de tamanhos diferentes (acredite, dá sempre jeito ter uns maiores e outros mais pequenos), frigideiras (se forem antiaderentes, tanto melhor) e/ou uma chapa para grelhar, por exemplo.
 

2. Pratos, talheres, copos

pratos copos

Básico mais básico, não há. Estes não podem faltar obviamente.


3. Pequenos eletrodomésticos

pequenos electrodomesticos

Pelo menos uma varinha mágica. Certamente vai precisar dela para triturar algo. Pode até aproveitar para, caso os use, comprar uma batedeira com vários acessórios (como uma picadora e batedeira, por exemplo). Se comprou a versão mais simples da varinha e se é dado às artes da doçaria, pode querer comprar uma batedeira e uma balança. Uma torradeira também podes ser uma boa ideia. O resto tem a ver com as suas necessidades. Veja o que lhe faz realmente falta no seu dia-a-dia e compre apenas o que usar.
 

4. Pequenos utensílios

utensilios

Como tábuas para cortar alimentos, um descascador de vegetais, uma vara de arames, um passador de rede, um copo medidor, um abre-latas, um ralador ou um saca-rolhas, por exemplo, são outros os utensílios que lhe podem dar muito jeito.


5. Um conjunto de facas e tesoura de cozinha

facas

Preferencialmente de boa qualidade. No fundo pode limitar-se a três tamanhos diferentes. Uma pequena para os legumes, uma média para carne e peixe e uma de serra para o pão, por exemplo. Claro que se gostar muito de cozinhar pode investir num set completo. O que também não pode faltar é uma tesoura de cozinha. Vai dar-lhe muito jeito para abrir embalagens ou até para preparar alguns alimentos, por exemplo.
 

6. Tabuleiros para o forno

tabuleiros forno

De inox ou tipo pirex a escolha é sua. Certo é que vai querer ter um na sua cozinha. Mais dia, menos dia vai querer preparar algo no forno e estes tabuleiros são essenciais.


Defina os utensílios básicos para si

Como dissemos antes, o que é básico e essencial para uns, não tem que o ser para outros. Ninguém melhor do que cada um de nós para definir o que lhe faz falta na cozinha. O segredo é olhar à sua volta, analisar as suas rotinas na cozinha e eleger os seus utensílios de eleição… e se necessário comprar o que lhe falta. 

Veja também: