Via Verde Estacionar: estacione e pague com o telemóvel

Conheça a app Via Verde Estacionar, que permite que pague o estacionamento através do seu telemóvel, em determinadas cidades, sem custo acrescido.

Via Verde Estacionar: estacione e pague com o telemóvel
A aplicação que lhe permite estacionar sem preocupações

A inovadora Via Verde sempre deu que falar, graças às facilidades que traz à vida dos portugueses. Entre muitas, existe também a app Via Verde Estacionar que, de acordo com a própria Via Verde, permite que estacione sem ter que se preocupar, tanto com o pagamento, como com a atenção ao tempo, por exemplo.

Como funciona a app Via Verde Estacionar?

Depois de descarregar a aplicação para o seu telemóvel, no caso de já ter acesso à área reservada Via Verde, terá de fazer o login com a sua palavra-chave e nome de utilizador, ou de criar um novo registo através da própria aplicação. Para se registar, vai precisar de utilizar o Número de Identificação Fiscal (NIF) associado ao seu contrato Via Verde.

Na app Via Verde Estacionar terá de carregar em “Novo estacionamento” e de seguida seguir quatro passos:

  • Selecionar o veículo;
  • Selecionar a cidade;
  • Selecionar a localização;
  • Escolher a quantia e a duração.

Assim que terminar estes passos, terá de “iniciar o estacionamento”. Assim que o fizer, terá acesso a toda a informação sobre o estacionamento, e poderá ainda receber notificações quando o tempo estiver a acabar, prolongar o estacionamento, ou terminá-lo caso saia mais cedo do que o previsto.

Onde está o serviço disponível

Neste momento, de acordo com o site da Via Verde, a utilização da app Via Verde Estacionar está disponível nas cidades de Amadora, Bragança, Cascais, Figueira da Foz, Portimão, Porto, Vila Nova de Gaia e Vila Real. No futuro, espera-se que seja alargada a utilização a todo o território nacional.

De notar que o preço que terá de pagar se utilizar a aplicação é semelhante ao que teria de pagar pelos meios tradicionais. No entanto, terá a vantagem de pagar apenas o correspondente ao tempo que esteve estacionado, visto ter a possibilidade de terminar ou prolongar o estacionamento através da aplicação.

Corre o risco de ser multado?

Ainda de acordo com o site da Via Verde, ao utilizar a aplicação não está sujeito a uma multa por não ter o papel comprovativo. Isto porque os pagamentos de estacionamentos feitos através da aplicação podem ser consultados pela equipa de fiscalização, que consegue assim saber que pagou o estacionamento.

Terá apenas de se preocupar em verificar se a matrícula do veículo estacionado corresponde à matrícula identificada na aplicação, de modo a evitar possíveis mal entendidos.

Veja também: