Volte a estudar sem gastar um euro!

Já pensou em voltar a estudar? Muitos adultos e inclusive reformados já consideram esta alternativa mas, para outros esta ideia parece absurda, já seja devido às dificuldades económicas, a falta de tempo e recursos. Veja algumas maneiras de voltar aos estudos sem ter de gastar dinheiro.

Volte a estudar sem gastar um euro!
De volta aos livros sem gastar nada
  • As melhores universidades disponibilizam alguns dos seus cursos online de forma gratuita

Ao ouvir a palavra “aprender”, muitas pessoas apenas se lembram dos anos que passaram na escola, sentados a frente da secretária. Devido a esta associação, limitam-se a novas possibilidades de aprendizagem num mundo que, hoje em dia, está cheio de possibilidades formação.  


1. Leia 

É simples e tão óbvio que nem parece uma grande ajuda. No entanto, muitos esquecem que ler um livro é uma das melhores maneiras de aprender sobre qualquer assunto e, em função do seu nível de conhecimento, vai encontrar alternativas que vão desde o principiante ao mais avançado. Por isso, redescubra a biblioteca mais próxima de si e aprenda sem ter de gastar um euro.


2. Aproveite o seu pacote de canais por cabo

Se pertence a grande maioria que contrata um serviço de televisão por cabo com dezenas de canais que não vê, tem aqui mais uma maneira de aumentar o seu conhecimento sobre os mais variados assuntos. Aproveite os canais de documentários e rentabilize o tempo que passa sentado à frente da televisão. 


3. Aproveite os cursos online das melhores universidades

Esta é uma das melhores alternativas disponíveis atualmente e, em alguns casos, pode obter um certificado pelo tempo de formação. Trata-se de cursos online, muitas vezes disponibilizados pelas próprias faculdades de forma gratuita e que garantem acesso a todos os recursos, ferramentas e apoio durante o curso. 


4. Encontre um expert

Não se trata de encontrar um professor ou explicador, mas sim de um guia que conheça a área e esteja disposto a tirar as suas dúvidas e a assessora-lo em relação às melhores fontes de informação.


5. Aproveite as vantagens de ser turista

Não é preciso viajar a um país ou cidade desconhecido para conhecer tudo sobre a cultura e história do mesmo, visitar museus e lugares históricos. Porque não fazer o mesmo no nosso próprio país ou cidade. A maior parte das pessoas ficaria admirada com as coisas que desconhece sobre a própria cultura.


Veja também: