Voluntariado jovem no verão: tudo o que precisa de saber

O voluntariado jovem no verão tem vindo a ganhar novos adeptos. Se gostava de passar por esta experiência, conheça algumas das possibilidades.

Voluntariado jovem no verão: tudo o que precisa de saber
Gostava de ser voluntário? Veja o que pode fazer este verão!

À procura de projetos de voluntariado jovem no verão? São cada vez mais as pessoas que se dedicam ao voluntariado. Até porque dizem os portugueses – de si próprios – que gostam de ajudar o vizinho, o amigo, o conhecido e o desconhecido. Posto isto, alguns dados apontam para que mais de 20% da população faça voluntariado. Consequentemente, são cada vez mais as organizações que recebem voluntários. Neste grupo inserem-se os mais novos que procuram ganhar experiência e competências, principalmente durante as férias. 


O que é o voluntariado?

Ao contrário do que as pessoas possam pensar, um ato voluntário não é ajudar um amigo ou um familiar. O voluntariado define-se como o único processo de dádiva no qual não se espera absolutamente nada em troca. Acaba, no fundo, por ser um exercício de cidadania que traduz-se numa relação solidária com o próximo. Ser-se voluntário significa participar de forma livre e descomprometida num projeto/organização sem ter nenhuma remuneração financeira/material associada.
 

Quais vantagens do voluntariado?

Fazer voluntariado traz inúmeras sensações novas a quem nunca o praticou. Seja em que moldes for, o facto de estar a contribuir para uma causa, sabendo que não se irá ter nenhum benefício em troca, traz algumas vantagens, tais como a satisfação e o crescimento pessoais, a noção de responsabilidade ou a preocupação com o outro. Dependendo do tipo de voluntariado que se pratique, seja na área da saúde, infantil, alimentar, entre outras, as competências adquiridas também podem ser muito úteis noutras situações a nível social.  



O voluntariado jovem no verão

Se quer ser voluntário, no verão há imensas possibilidades ao seu dispor. Por esta altura, são imensas as organizações que procuram reforços. De cariz mais ou menos solidárias, as oportunidades de voluntariado jovem no verão são imensas. Das instituições de solidariedade aos festivais de verão, só tem que escolher. 


Impactrip

Porque não aliar as suas férias ao voluntariado? O turismo solidário é uma forma de turismo inovadora em Portugal que pode ser uma opção interessante para um período de lazer diferente. No fundo, são viagens diferentes que fazem a diferença e nada melhor que a Impactrip para conhecer todas as as opções de turismo solidário ao seu dispor. 


Rota Jovem

A Rota Jovem é uma associação juvenil, sem fins lucrativos, sediada em Cascais, cuja principal missão passa por “contribuir para a promoção da cidadania ativa junto da juventude, com o intuito de participar na construção de uma sociedade com cidadãos mais conscientes, socialmente comprometidos, participativos e criativos”. Neste sentido, a organização disponibiliza vários projetos de voluntariado a nível nacional e internacional nos quais todos os jovens podem participar.  



AIESEC

A AIESEC disponibiliza para os jovens não só a oportunidade de desenvolverem experiencias profissionais a nível internacional, mas também de serem voluntários (também a nível internacional). No site da organização pode a consultar as várias ofertas disponíveis, de acordo com a sua disponibilidade. 



Fundação da Juventude 

No site da Fundação da Juventude pode encontrar vários tipos de ofertas para voluntariado jovem no verão. Desde festivais de verão, a maratonas, projetos de cariz social como a Operação Nariz Vermelho, feiras e congressos, etc. Só precisa de consultar as ofertas e escolher o projeto que mais o alicia. Para estar a par de todas as novidades da Bolsa de Voluntariado da Fundação para a juventude, basta inscrever-se na base de dados e passa a receber todas as novidades. 



Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) disponibiliza sempre várias possibilidade de grupos de voluntariado. No verão não é diferente. No site da organização pode saber tudo sobre os projetos de voluntariado e o que precisa para fazer parte deste movimento. 



Cidade das Profissões 

No site da Cidade das Profissões (CdP) vai encontrar uma vasta lista de possibilidades de projetos e organizações onde é possível fazer voluntariado jovem no verão.  Aqui vai ter muito por onde escolher. 



ProAtlântico 

A ProAtlântico é uma associação juvenil, sem fins lucrativos, fundada em 2001, que “desenvolve atividades de índole social, cultural, recreativa e desportiva com crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência”. Entre as várias iniciativas que promove, está o Serviço de Voluntariado Europeu, que possibilita aos jovens as possibilidade de integrarem um projeto de voluntariado nos vários países da Europa.  

Se está mesmo a pensar fazer voluntariado, o melhor é estar bem informado. No site do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado pode aceder à legislação que regulamenta a prática de voluntariado. 

Veja também: