Waze ou Google Maps? Qual é que prefere?

Waze ou Google Maps? Qual destas apps é que o vai ajudar a orientar-se nos próximos tempos?

Waze ou Google Maps? Qual é que prefere?
A escolha pode ser complicada.

O facto de o Google Maps ser uma aplicação nativa do Android, não quer dizer que não possamos optar por alternativas que nos pareçam mais viáveis. Contudo, a pergunta impõem-se… Waze ou Google Maps? Qual delas é a melhor aplicação GPS que nos permite chegar a todo o lado? E quais são as vantagens e as desvantagens que existem nestas duas aplicações? Já lhe explicamos tudo.
 

O Waze

Decidimos fazer um pequeno destaque ao Waze no início deste artigo porque podem existir leitores que não o conhecem. O Waze é, como é explicado no site oficial da app, “a maior comunidade de condutores do mundo”. Permite, à semelhança do Google Maps, traçar rotas e orientar o utilizador nas viagens que faz mas possui algumas características que a tornam bastante diferente da app da Google. Já lhe falámos nela… não se lembra?

 

Uma escolha… complicada

A principal função destas duas aplicações passa por ajudar os utilizadores a traçarem rotas e a deslocarem-se de um local para outro sem se perderem. Seja de bicicleta, de carro, de autocarro ou de outra forma qualquer. Se queremos ir daqui para ali, abrimos uma destas aplicações e colocamo-nos a caminho.

 

Mas quem é que ganha num frente a frente? Vamos lá descobrir… Waze ou Google Maps?

Ao nível da bateria, o Google Maps sai a ganhar uma vez que consome um pouco menos do que o Waze. Este é um detalhe importante caso o seu smartphone não tenha uma bateria com grande capacidade.

Passemos à velocidade de transmissão de dados. É através da transmissão de dados realizada entre o seu dispositivo e os vários satélites disponíveis que a app consegue descobrir o local onde você se encontra naquele preciso momento. Pelo que descobrimos, a Waze sai a ganhar com uma velocidade de transmissão de dados aproximadamente 250% maior.

O espaço que ocupa no disco também pode ser um fator muito importante. E agora? Waze ou Google Maps? Quem sai a ganhar? O segundo… Tal não se verifica ao nível do processamento, uma vez que o Waze parece exigir menos do processador dos nossos dispositivos.

 

As grandes diferenças

A grande diferença que encontrámos reside nas características únicas que destacámos no Waze. O Google Maps possui diversas ferramentas úteis a qualquer utilizador mas o Waze, como “comunidade” que é, possui “milhentas” ferramentas colaborativas. Recursos que, por vezes, podem atrapalhar mais do que ajudar e que podem distrair o utilizador. É útil saber descobrir os amigos que estão por perto ou saber, em tempo real, acidentes e obras que estejam a ser realizadas… mas são tantas funções que a probabilidade de os nossos olhos se desviarem mais do que o aconselhado é grande.

Para além disso, o Waze possui uma interface algo… “colorida”. Basta ver algumas imagens da app para perceber porque é que dizemos isto. O Google Maps, por outro lado, é bem mais sóbrio.

 

Waze ou Google Maps? Quer serviço escolher?

A escolha, tal como dissemos em cima, é complicada. O Google Maps é a nossa app de eleição para estas necessidades. Mas o Waze é bastante personalizável e possui um mapa imersivo capaz de cativar qualquer um. O nosso conselho? Experimente os dois e veja qual é que gosta mais. E depois diga-nos o que é que achou!


Veja também: