Escolher o melhor Crédito Automóvel

No momento de optar por um crédito automóvel as decisões podem ser complicadas pois existem vários tipos de financiamento. Existem 3 grandes modelos de financiamento automóvel:

Crédito Automóvel:

Uma solução muito popular pois traz-lhe algumas vantagens que são consideradas bastante atrativas por diferentes consumidores, tais como:

  • O prazo alargado que costuma ir até 120 meses e lhe garante prestações mais reduzidas;
  • A possibilidade de amortização antecipada podendo diminuir os juros a pagar;
  • O veículo fica registado em seu nome, com ou sem reserva de propriedade a favor da entidade credora;
  • Possibilidade de financiamento de carros novos ou usados;


Leasing (locação financeira):

Modo de financiamento que mais se assemelha a um aluguer automóvel com opção de compra, o contrato de leasing permite apenas a compra de automóveis novos de passageiros ou mercadorias.

Os prazos do contrato que costumam variar entre os 6 e os 84 meses, período esse em que o cliente fica obrigado a pagar uma mensalidade e no final do contrato é feito o acerto do pagamento total do veículo (valor residual).

A grande vantagem é que existe isenção do imposto de selo respetivo ao financiamento e aos juros, configurando também uma boa solução para empresas devido aos seus benefícios fiscais.

A propriedade do veículo durante o contrato é da entidade credora.

 

ALD (aluguer de longa duração)

Muito similar ao leasing, o ADL difere apenas no modo de pagamento que é efetuado à entrada num valor que pode ir de 10% a 60% do valor do automóvel.
 

Como obter um crédito mais barato

Depois de optar pelo tipo de financiamento, é altura de procurar o crédito que lhe fique mais barato.

Se for comprar o carro num stand é quase certo que lhe vão apresentar uma solução de crédito. Tente negociar as condições pois os stands têm, por norma, margem de manobra sobre os produtos de crédito automóvel. Compare em diferentes stands.

Procure diferentes instituições de crédito e faça diferentes simulações online. Estas ferramentas são bastante fiáveis e assim poderá comparar em simultâneo as diferentes soluções apresentadas.

Pense se o seu crédito consegue apresentar prazos de amortização de acordo com o que tinha em mente. Se achar que são curtos, pode sempre optar por um crédito pessoal com a penalização de os juros serem maiores, mas fica com um prazo mais alongado.

Em todos estes processos não se esqueça sempre de perguntar quais são os custos associados ao crédito, bem como a análise da TAEG (taxa mais baixa = crédito mais barato).

 

Cedência de Crédito Automóvel

Hoje em dia, infelizmente, são muitas as pessoas que não conseguem dar resposta aos seus créditos e nestas situações a cedência de crédito automóvel pode ser uma boa opção.

Na cedência de crédito existe uma passagem de posição contratual para outro titular e as negociações têm que ser feitas com as três partes interessadas: o primeiro titular do contrato que já pagou parte do crédito, o novo titular que ficará com a responsabilidade de pagar o restante do financiamento em falta e a entidade credora que vai mediar todo o processo de acordo com as condições do mesmo. 
 

Dicas úteis:

Receba no seu email todas as dicas sobre automóveis

Dicas, reviews, os melhores veículos do mercado, tudo no seu e-mail.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar