A dívida dos maiores bancos portugueses

A dívida soberana portuguesa é detida por alguns dos maiores bancos portugueses, sendo que a Caixa Geral de Depósitos se destaca no topo da lista.

A dívida dos maiores bancos portugueses
Grandes bancos portugueses têm muitos milhões de euros em dívida
  • Os maiores bancos portugueses têm mais de 26 mil milhões de euros em dívida soberana portuguesa

A notícia chega numa altura em que a viragem do ano promete um novo fôlego na economia portuguesa. Ainda assim, esta semana os portugueses ficaram a saber que os maiores bancos portugueses assumem uma dívida soberana superior a 26 mil milhões de euros. 

Neste sentido, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP, O BPI e o Espírito Santo Financial Group (ESFG) assumem uma carteira de 26,500 milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa. Estes dados foram divulgados tendo como fonte a Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Caixa Geral de Depósitos lidera

De todos os bancos mencionados, que se encontram no leque dos maiores bancos portugueses, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) lidera esta lista com 9,6 mil milhões de euros, seguida pelo BCP, com 6,8 mil milhões de euros e pelo banco BPI que fica nos 6 mil milhões de euros. Para o fim da tabela encontramos o ESFG, com 3,75 milhões de euros. Estes dados resultam do último exercício de transparência do regulador europeu e a respectiva data referência é o final de Junho.

Se forem somadas todas as carteiras de dívida pública portuguesa das quatro entidades financeiras que foram analisadas pela EBA aos restantes títulos de dívida soberana de outros países, podemos concluir que o valor total ronda os 38 mil milhões de euros.