Ekonomista
Ekonomista
24 Ago, 2017 - 09:16

15 mil pensionistas vão ter acesso a reforma antecipada sem penalizações

Ekonomista

Governo aprovou hoje novas regras para a reforma antecipada de carreiras muito longas. É esperada uma adesão de cerca de 15 mil pensionistas.

15 mil pensionistas vão ter acesso a reforma antecipada sem penalizações

O novo regime hoje aprovado vai permitir, a partir de 1 de outubro, antecipar a pensão de velhice sem penalização para quem, aos 60 anos, tenha 48 anos de descontos, ou quem tenha uma carreira de 46 anos, desde que tenha começado a trabalhar aos 14 anos, tanto na Segurança Social como na Caixa Geral de Aposentações (CGA).

A medida aprovada hoje pelo Conselho de Ministros introduz novas regras para a reforma antecipada de carreiras muito longas, uma medida que implica uma despesa adicional próxima dos 50 milhões de euros, segundo o ministro do Trabalho.

“Com estas alterações, que temos vindo a discutir com a Concertação Social, aproxima-se de 50 milhões de euros a despesa adicional deste conjunto de alterações”, afirmou o ministro, adiantando esperar que, entre os pensionistas que venham a requerer a pensão no final de 2017 e em 2018, “sejam pouco mais de 15 mil pensionistas” a aderir a este regime.

O governante explicou, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, que a geração que pode beneficiar deste regime é particularmente marcada por longas carreiras contributivas, o que hoje se chama trabalho infantil.

Veja também: