Boas notícias para a economia portuguesa

O Banco de Portugal apresentou esta segunda-feira dados positivos para a economia portuguesa no que respeita à balança comercial. Há saldo positivo entre as exportações e importações em Portugal.

Boas notícias para a economia portuguesa
Boas notícias para a economia portuguesa que mostra saldo positivo entre exportações e importações
  • A economia portuguesa apresenta saldo positivo entre exportações e importações

As notícias avançadas esta segunda-feira, dia 21, pelo Banco de Portugal, são animadoras para a economia portuguesa.

Segundo o boletim estatístico hoje publicado, o Banco de Portugal revela que o excedente nas contas externas da economia portuguesa cresceu para 3.727 milhões de euros entre Janeiro e Agosto. Assim sendo, podemos concluir que o saldo entre exportações e importações foi positivo em 1.163 milhões de euros, o que são notícias positivas para a economia portuguesa.


Ainda assim, o boletim revela também que o saldo entre a importação e as exportações de bens é ainda negativo em 4.198 milhões de euros. Isto significa que a economia portuguesa gasta mais a importar bens do que ganha a exportá-los.

 

No que aos serviços diz respeito, a balança comercial apresenta dados positivos, com um resultado de 6.534 milhões de euros, dados que são extremamente positivos para a economia portuguesa nestes primeiros oito meses do ano.

 

Resultados positivos

Se compararmos o período acima referido com mesmo período de 2012, é fácil perceber que em 2013 as coisas correram bem melhor. Em 2012 o resultado calculado era negativo em 1.728 milhões de euros.

 

 

Em suma, é premente concluirmos que se acrescentarmos a balança de capital à balança comercial, o excedente externo da economia entre Janeiro e Agosto atingiu os 3.727 milhões de euros, valor superior aos 755 milhões de euros registados em período homólogo.