Definição de crédito pessoal

Entende-se por Crédito pessoal como o crédito concedido por bancos ou financeiras para a aquisição de bens de consumo. Também é conhecido por empréstimo pessoal, sendo o dinheiro colocado a disposição do requerente para que o utilize de forma livre.

Definição de crédito pessoal

 

Geralmente, para atribuição de crédito pessoal, os bancos/financeiras pedem muitas vezes garantias. Podem ser imóveis ou fundos ou no caso de não haver registos, podem ser pedidos fiadores, ou seja, alguém que esteja disponível para pagar o seu crédito caso não o consiga fazer.

 

Embora haja conhecimento de entidades/particulares que anunciam concessão de crédito, deverá ter cuidado na escolha tendo sempre em mente que essas entidades devem estar autorizadas para conceder empréstimos e regulamentadas pelo Banco de Portugal. 

 

As taxas de juros são variáveis, pelo que deverá informar-se pelas taxas cobradas pelos diferentes bancos, assim como, analisar qual o prazo para pagamento do crédito que mais lhe convém. Lembre-se que os atrasos nas prestações implicam juros cada vez maiores e cumulativos o que se podem tornar num problema de grande dimensão se não conseguir fazer face. Entre em contacto com a entidade credora e evite recusar as chamadas e contactos.. O Portal Financeiro aconselha-o sempre a tentar negociar com a entidade do crédito para que possam em conjunto encontrar uma solução.