Economia portuguesa apresenta melhorias

A economia portuguesa depende de vários factores que têm vindo a melhorar ao longo do tempo. As previsões de crescimento da economia para os próximos dois anos são animadoras.

Economia portuguesa apresenta melhorias
Há boas notícias para a economia portuguesa
  • O aumento do consumo contribui para o aumento da economia portuguesa.

A economia Portuguesa começa, pouco a pouco, a dar-nos boas notícias. Desta vez chegam-nos do Banco de Portugal, que antecipou cerca de um mês a divulgação das respectivas previsões macroeconómicas para Portugal.

Esta quarta-feira o Banco de Portugal reviu em alta as previsões para a economia portuguesa. Os dados hoje divulgados antecipam que a economia portuguesa cresça 1,2% este ano, estimativa esta que já tinha sido feita anteriormente pelo Governo. Para 2015, os números apontam um crescimento de 1,4% em 2015.

No período entre 2014 e 2016, estima-se que a economia portuguesa volte a apresentar um crescimento a um ritmo aproximado daquilo que foi pensado para a zona euro. Esta evolução teve como base principal a aceleração da procura interna privada e a manutenção de um crescimento das exportações.

A importância das exportações

Relativamente às exportações, o Banco de Portugal reviu em baixa as suas previsões. A estimativa é que aumentem 5,3% em 2014 e que em 2015 subam 5,1%. Para 2016, a perspectiva de crescimento é de 5,4%, prevendo-se que as exportações correspondam a 45% do PIB (Produto Interno Bruto).

Veja também: