Publicidade:

FCT abre concurso para 920 bolsas de doutoramento

FCT anunciou concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento. Subsídios visam apoiar a formação de investigadores.

FCT abre concurso para 920 bolsas de doutoramento
Prazo de candidaturas decorre até 28 de março

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anunciou que está a decorrer, até 28 de março, um concurso para atribuir 950 bolsas de doutoramento.

Segundo a instituição o número de bolsas concedidas tem vindo a aumentar progressivamente ao longo dos anos.

“As Bolsas de Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação de cientistas em todas as áreas do conhecimento na obtenção do grau académico de doutor. Os trabalhos de investigação realizados no âmbito deste concurso podem ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas e outras instituições públicas e privadas, incluindo a Administração Pública. As instituições de acolhimento podem ser Unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface”, explica a mesma fonte.

Estas bolsas permitem formação integral ou parcial numa instituição nacional ou integral numa instituição estrangeira. A sua duração é anual, com o arranque previsto para setembro deste ano, mas pode ser renovável até quatro anos.

Candidaturas FCT


Podem candidatar-se a estas bolsas de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados membros da União Europeia ou cidadãos de estados terceiros, que detenham, até à data de início da bolsa, título de residência em Portugal válido ou que sejam beneficiários do estatuto de residente de longa duração – ou ainda cidadãos provenientes de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.

Os candidatos devem ter concluído o mestrado (havendo exceções) e não podem ter beneficiado de uma Bolsa de Doutoramento ou de Doutoramento em Empresas diretamente financiada pela FCT no passado.

Os investigadores que conseguirem estas bolsas vão receber subsídios de manutenção mensal e, quando aplicável, outros complementos como propinas, subsídios de instalação, viagem e seguro de saúde.

As candidaturas devem ser submetidas electronicamente no portal de concursos a bolsas.

Veja também: