FCT abriu concurso para contratação de 500 investigadores

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou concurso para a contratação de 500 investigadores doutorados em todas as áreas científicas.

FCT abriu concurso para contratação de 500 investigadores
Candidaturas até 12 de fevereiro de 2018

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou a abertura do concurso ‘Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017’ que visa o financiamento individual de 500 contratos para investigadores doutorados em todas as áreas científicas.

O concurso está aberto de 19 de janeiro a 12 de fevereiro de 2018 e destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica, que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT.

Os doutorados devem, ao submeter a sua candidatura eletronicamente e em inglês, identificar previamente a instituição de acolhimento onde vão desenvolver o seu plano de investigação.

Os investigadores selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT. As instituições de acolhimento devem associar-se às respetivas candidaturas entre 13 e 26 de fevereiro de 2018.

Candidaturas de investigadores: categorias de referência

  • Investigador júnior: doutorados com reduzida experiência de investigação pós-doutoral ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata;
  • Investigador auxiliar: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, sem exigência de demonstração de independência científica;
  • Investigador principal: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos;
  • Investigador coordenador: doutorados há mais de 5 anos, detentores do título de habilitado ou agregado, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata.

Este procedimento é um dos novos mecanismos de financiamento previstos no Regulamento do Emprego Científico, lançado pela FCT em 2017, que visam o reforço sistemático do emprego científico no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), aumentando as vias e oportunidades de emprego para doutores e efetivando o emprego científico após o doutoramento.

“Através de um quadro diversificado de apoio ao emprego científico, garante-se a redução da precariedade dos vínculos na investigação científica, o rejuvenescimento institucional e a atratividade do território nacional para a ciência e a tecnologia”.

Em 2018 e 2019 serão abertos novos concursos de ‘Estímulo ao Emprego Científico Individual’.

Se pretende saber mais sobre como candidatar-se a uma das vagas para investigadores, consulte a página da FCT aqui!

Veja também: