Gás natural vai aumentar para famílias e empresas

O gás natural vai aumentar já no próximo trimestre e vai mexer no orçamento familiar. Este aumento não se fará sentir, no entanto, nas tarifas sociais.

Gás natural vai aumentar para famílias e empresas
2,4% é o aumento estimado no próximo trimestre
  • O aumento do gás natual vai-se sentir no orçamento familiar

A grande vaga de aumentos costuma ser anunciada no início de cada ano, mas em relação ao gás natural, os portugueses podem esperar aumentos consideráveis já no terceiro trimestre deste ano. Segundo notícia avançada esta semana, o preço do gás natural vai subir 2,4% para as famílias portuguesas. Este aumento também se vai sentir nos clientes empresariais que tenham um consumo superior a 10 mil metros cúbicos anuais.

Todos os clientes que tenham um consumo abaixo de 500 metros cúbicos, incluídos na tarifa social, terão um aumento de apenas 1%. Em declarações, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), explica que “as tarifas transitórias aplicáveis a partir de 1 de Julho de 2014 implicam, para os orçamentos familiares característicos, um aumento de cerca de 0,32 ou 0,56 euros numa factura média mensal de cerca de 14 ou 27 euros, respectivamente, correspondentes, a título de exemplo, a agregados familiares de duas ou quatro pessoas”.

Estas alterações têm sido justificadas por parte do regulador devido à evolução dos custos com o acesso às infra-estruturas reguladas. Já as tarifas ditas transitórias do gás natural não irão sofrer nenhuma alteração.

Numa altura em que as famílias portuguesas ainda estão a tentar recompor-se da crise que assolou o país e a Europa, qualquer aumento pode ser considerado muito prejudicial no orçamento.


Veja também: