Há boas notícias para o IMI

Os tempos são de mudança, mas há coisas que em 2016 vão continuar na mesma, como talvez seja o caso do IMI.

Há boas notícias para o IMI
O IMI pode não subir em 2016
  • Só em 2017 poderão haver alterações

Numa altura de forte instabilidade política em Portugal, em que existem muitas interrogações quanto ao futuro Governo, não menos interrogações existirão em realação aos possíveis aumentos para 2016. O que se mantém e o que vai subir o preço?

Por enquanto, pouco se sabe, mas é quase certo que há boas notícias para os lados do IMI. Ao que parece, “ainda não foram determinados os novos coeficientes para a atualização do referido imposto”. A notícia avançada sobre o tema do IMI revela que “o processo para editos de IMI ainda não foi concluído”, o que faz com que os valores do imposto municipal sobre os imóveis devam manter-se para o ano.

O Governo agora demissionário lançou em abril o levantamento de tua, mas ao que se sabe os coeficientes ainda não estão calculados. “Os técnicos estiveram na rua a avaliar os imóveis, remeteram as propostas de zonamento à administração fiscal mas atrasos vários impediram que o fisco submetesse o processo à Comissão Nacional de Avaliação dos Prédios Urbanos, que vai depois elaborar o mapa final, já com os coeficientes que determinarão o valor final do imposto”.

No entanto, como em quase tudo, também aqui há exceções para “os imóveis constituídos de raiz ou que tenham sido avaliados já depois de abril”.


Veja também: